Cultura reabre inscrições para o núcleo da vila Esperança do Coral Infantojuvenil Cidade das Crianças

Publicada em 07/03/2022 às 13:20

A Unidade de Gestão de Cultura (UGC) está com inscrições gratuitas abertas, para crianças de sete a 11 anos, de toda a cidade, que queiram participar do Coral Infantojuvenil “Cidade das Crianças”, núcleo descentralizado da Vila Esperança. Os responsáveis pelas crianças interessadas devem se inscrever pela internet até o dia 17 de abril (inscrições prorrogadas).

As aulas serão realizadas sempre às segundas-feiras, das 14h30 às 15h30, e terão início no dia 04 de abril, no Centro Comunitário da Vila Esperança, localizado na Rua Guilherme Augusto Baad, 314.

 O núcleo do Coral Infantojuvenil no bairro da Vila Esperança faz parte do projeto de descentralização das oficinas culturais da UGC. O início foi em outubro de 2021, sendo o primeiro núcleo descentralizado do corpo artístico ligado à Unidade de Gestão.

As aulas do grupo serão realizadas sempre às segundas-feiras e terão início no dia 04 de abril,

A proposta da ação é promover a socialização e o desenvolvimentos dos participantes por meio da música, uma manifestação artística com alto poder de transformação. O coral terá direção artística de Vasti Atique, regência de Jéssica Vieira, direção cênica de Vladimir Camargo e Mariana Borges, como pianista.

Para o gestor de Cultura, Marcelo Peroni, a proposta deste núcleo do Coral, além de ser mais um investimento na oferta de atividades culturais formativas pelo programa municipal Cidade das Crianças, é também uma forma de difundir o canto coral, manter o intercâmbio cultural e revelar talentos. “Já temos um núcleo do coral Cidade das Crianças em atividade no Complexo Fepasa e agora daremos continuidade ao núcleo da Vila Esperança, onde existe a demanda para a ação. Esperamos que as crianças participem e nos ajudem a divulgar esse trabalho”.

Trabalho integrado
Segundo Vasti Atique, o trabalho proposto pela equipe que coordena é voltado para crianças de sete a 11 anos, com o objetivo de ensinar música por meio do canto coral cênico. “ A música e as artes cênicas como o teatro e a dança serão trabalhados de forma integrada, por meio de jogos e brincadeiras, desenvolvendo a concentração, memória, o trabalho em grupo, o respeito ao próximo, a criatividade e muitas outras competências que ajudarão as crianças a se tornarem adultos mais completos e felizes”.

Outro ponto observado pela diretora artística é que o trabalho é feito com as crianças, mas indiretamente as famílias e a sociedade são beneficiadas, pois, o ensino de música é imprescindível para a formação integral das crianças, do caráter e da cidadania. “Com as crianças se apresentando nos espaços culturais da cidade, estimulamos os familiares e amigos a comparecer e, assim, conhecer estes espaços ficando por dentro das programações culturais da cidade, sendo incentivados a verem e ouvirem outros espetáculos”.

Além da vila Esperança, grupo conta com núcleo que ensaia no Complexo Fepasa

Cidade das Crianças
Os núcleos do Coral Infantojuvenil Cidade das Crianças são mais uma iniciativa da Prefeitura pelo programa municipal Cidade das Crianças. O programa envolve iniciativas em plataformas de diversas Unidades de Gestão da Prefeitura e está alinhado com a adesão de Jundiaí a redes internacionais como a Rede Latino-Americana – Cidade das Crianças e Rede Urban95, em parceria com organizações de renome, como o Instituto Alana e a Fundação Bernard Van Leer.

Outras iniciativas integram o programa Cidade das Crianças como o Comitê das Crianças, atualmente com vagas abertas para crianças de nove a 11 anos que querem preencher as 24 vagas disponíveis devem se inscrever até o dia 13 de março. O sorteio das vagas será realizado na quarta-feira (16), às 10h, com transmissão ao vivo pelo canal da Cultura no YouTube, a partir da Fábrica das Infâncias Japy, que é a nova sede oficial do grupo. Os integrantes do Comitê discutem temas e soluções para a Infância e o planejamento urbano.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Arquivo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/03/07/cultura-reabre-inscricoes-para-o-nucleo-da-vila-esperanca-do-coral-infantojuvenil-cidade-das-criancas/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original