Linha de frente do patrulhamento da Guarda Municipal conta com a importante colaboração feminina

Publicada em 07/03/2022 às 15:15

A fim de celebrar o Dia Internacional da Mulher, comemorado nesta terça-feira (08), a Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ) prestou uma homenagem às guardas femininas, com um café da manhã e entrega de orquídeas, na base da GMJ, que fica no Complexo Fepasa. As primeiras mulheres a ingressarem na corporação chegaram em 1991 e totalizam atualmente 45 integrantes, destacadas em diversos setores.

Uma delas a vestir a “farda azul marinho” no combate à criminalidade é Monique Effori, de 37 anos, que se destaca na GMJ quando o assunto é “linha de frente”. Com oito anos de corporação, Monique já atuou no Canil e atualmente, além de integrar a equipe docente de capacitação de guardas, faz parte do Apoio Tático, voltada ao apoio de ocorrências de vulto.

Monique soma quase 15 anos na área da segurança pública, a contar os tempos de guarda no Município de Salto. “Escolhi a profissão porque sempre admirei a área de segurança pública, assim como as forças armadas. E foi na GMJ que descobri minha verdadeira vocação, além de estar num serviço público onde tenho a possibilidade de evoluir”.

Com oito anos de corporação, Monique já atuou no Canil e atualmente faz parte do Apoio Tático

Numa área cuja composição é, na maioria, de homens, Monique ressalta a importância de não se sentir inferior e da participação de cursos e de aprimoramentos. “Ao longo da carreira já fiz cursos de pilotagem de motocicletas, de direção defensiva e evasiva. Na GMJ, sou instrutora de armamento e tiro, técnicas operacionais, tecnologias não letais e condicionamento físico. Tudo isso me deu a condição de chegar até aqui em lugares que geralmente são ocupados por homens. E sinto orgulho disso”.

A presença feminina foi se tornando cada vez mais essencial na Guarda Municipal ao mesmo tempo em que as ocorrências envolvendo mulheres aumentaram de forma substancial. A gestora de Segurança Municipal, coronel Carla Basson, revela a importância da mulher em diversos papéis na segurança pública. “Tivemos que superar muitas barreiras e preconceitos em setores até então formados por homens. Hoje, elas representam uma categoria nobre de bravas guerreiras que, além de guardas, são mulheres, filhas, mães e esposas, que se empenham dia a dia para elevar o nome da corporação”, disse.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/03/07/linha-de-frente-do-patrulhamento-da-guarda-municipal-conta-com-a-importante-colaboracao-feminina/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original