Oficina Participativa trata do Plano da Mata Atlântica e do Cerrado

Publicada em 07/03/2022 às 14:35

Em continuidade às etapas do Plano Municipal da Mata Atlântica e Cerrado, a Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA) promoveu nesse sábado (05) a primeira Oficina Participativa, realizada on-line. O evento ofereceu transparência e a participação da população. 

A Oficina faz parte do processo participativo e está prevista no documento de autoria do Ministério do Meio Ambiente – Roteiro para elaboração e implementação dos Planos Municipais de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica. 

O gestor da UGPUMA, Sinésio Scarabello Filho, lembrou que a participação social é fundamental. “Não apenas porque está prevista em lei, mas sim porque Jundiaí quer ouvir seus munícipes e entende que o Plano deve ser construído a partir das contribuições das pessoas”, afirmou. Sinésio ainda salientou que o diagnóstico do Plano foi disponibilizado durante o mês de fevereiro para que a população pudesse enviar as sugestões e dúvidas. 

Logo na abertura da Oficina, o diretor de Meio Ambiente da UGPUMA, Wagner de Paiva, destacou a importância do Plano. “É um instrumento de preservação, conservação e recuperação das áreas verdes no município e que fortalecerá as políticas públicas ambientais”, afirmou. 

DESCRIÇÃO DA IMAGEM
Reunião on-line, com imagem ao lado esquerdo com mosaico em formato de colmeias com cores e escritos. Do lado direito a tela está dividida em nova mosaicos com os participantes.
Oficina Participativa é uma importante etapa do Plano da Mata Atlântica e do Cerrado

Durante o encontro, o técnico da empresa Pro Ambiente, responsável pela elaboração do Plano, Tairi Gomes, explicou quais são as áreas verdes de função social, tema foco da Oficina. De acordo com ele, as áreas verdes com função social são espaços urbanos como praças e parques que possibilitam o lazer associado ao contato com elementos naturais. 

Também foi apresentado o Mapa de Distribuição de áreas verdes sociais por habitante no município e explicado que a Sociedade Brasileira de Arborização orienta que exista ao menos 15 metros quadrados de área verde por habitante. Ao final, foi demonstrado um mapa com áreas potenciais para serem implantadas áreas verdes no município. 

“A Oficina é mais uma importante etapa que conta com a participação social. As sugestões serão incorporadas ao prognóstico que está em elaboração. A ideia é ampliar as áreas verdes com função social para as regiões onde há ‘vazios’, direcionar ações de melhorias e manutenção para as áreas já existentes irão contribuir para uma melhor qualidade de vida da população, sendo este também um dos objetivos do Plano”, concluiu Wagner. 

Na próxima quarta-feira (09), será realizada uma Oficina Participativa durante a reunião do Conselho Municipal de Meio Ambiente (Comdema).

Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/03/07/oficina-participativa-trata-do-plano-da-mata-atlantica-e-do-cerrado/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original