Passeio na Serra do Japi comemora aniversário de tombamento e faz homenagem às mulheres

Publicada em 07/03/2022 às 16:41

Nesta terça-feira (08) são comemoradas duas importantes datas: o Dia Internacional da Mulher e o Tombamento da Serra do Japi. Para celebrar, a Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA) promove, no sábado (12), um passeio especial e gratuito na Serra do Japi. 

São 30 vagas disponíveis, com saída do estacionamento do Paço Municipal, às 8h30, em um ônibus com destino à Serra do Japi. A trilha tem início na Base Ecológica e terá a extensão de 6 quilômetros entre ida e volta, com nível médio de dificuldade e duas subidas íngremes. 

Podem participar mulheres maiores de 14 anos (com responsável). As interessadas devem fazer sua inscrição no link. Será necessária a apresentação do comprovante de vacinação contra a Covid-19 e o uso de máscara de proteção facial. A recomendação é para uso de boné, filtro solar, repelente, garrafa de água, fruta ou barra de cereal.  

DESCRIÇÃO DA IMAGEM
Foto de dentro da Serra do Japi, com árvores e é possível avistar a cidade.
Passeio na Serra é homenagem ao Dia das Mulheres e do Tombamento do patrimônio

A ação é um convite para comemorar a data e propiciar um momento de reflexão e percepção. “A celebração do Dia das Mulheres resulta da luta das mulheres na busca da igualdade em relação aos homens. As mulheres talvez sejam, no mundo todo, a maioria discriminada e hoje, mais do que nunca, a data deve significar um momento de reflexão e de luta contra todos os abusos cometidos contra os mais fracos, sejam eles as minorias, os mais pobres, ou os animais, o meio ambiente”, comenta o gestor da UGPUMA, Sinésio Scarabello Filho.

O gestor ainda complementa ao explicar que o dia também tem mais um significado especial para Jundiaí. “A data representa o resultado da luta de todos aqueles que, empenhados na defesa da Natureza, conquistaram, em 08 de março de 1983, o Tombamento da Serra do Japi”, lembra Sinésio. 

O tombamento da Serra está relacionado a uma sucessão de eventos, que tiveram início com um ofício da Prefeitura de Jundiaí endereçado ao CONDEPHAAT – Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo, solicitando ações visando ao possível tombamento do território. A partir dessa solicitação teve início o desenvolvimento de estudos, liderados pelo professor Aziz Ab’Saber, com a participação de técnicos da Prefeitura e de moradores e proprietários da Serra do Japi, que culminaram com a Resolução n.º 11, estabelecendo o tombamento de uma área de 193 km2 da Serra do Japi. Desde então, o movimento regional de preservação da Serra se ampliou e novos dispositivos de proteção foram instituídos.

“Contudo, num caso como noutro, a luta continua. Ainda há muito espaço a ser conquistado pela visão de mundo das mulheres, mais afinada à proteção e promoção da vida, à busca da paz e à construção de sociedades efetivamente sustentáveis. Para enfrentarmos esses desafios é preciso que exercitemos a reflexão e a percepção para que se estimulem mutuamente na construção de uma nova consciência”, declara Sinésio.

“A Serra do Japi é, certamente, grata a todos aqueles que, de alguma forma, contribuíram para a sua proteção. Generosa, nos retribui enquanto paisagem e enquanto um território que propicia lazer e conserva outros tantos atributos e recursos naturais dos quais dependem a nossa sobrevivência e a nossa qualidade de vida. Mas, como uma senhora sábia, que já passou por momentos mais difíceis, nos espreita, talvez nos censure, talvez nos perdoe, mas com certeza sempre nos lembra de que a luta deve continuar e que para preservá-la devemos, antes de tudo, aprendermos a conviver”, conclui o gestor.

Assessoria de Imprensa
Foto: Arquivo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/03/07/passeio-na-serra-do-japi-comemora-aniversario-de-tombamento-e-faz-homenagem-as-mulheres/