Ações temáticas promovidas pela Prefeitura comemoram o Dia da Mulher

Publicada em 08/03/2022 às 19:04

Como parte das atividades temáticas do Dia Internacional das Mulheres, comemorado nesta terça-feira (08), a Prefeitura promove diversas ações voltadas a munícipes e servidoras, com articulação da Assessoria de Políticas para Mulheres, da Unidade de Gestão da Casa Civil (UGCC).

Uma dessas atividades foi promovida pela Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS) no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do Jardim Tamoio, voltada para mulheres de famílias acompanhadas pelo programa Criança Feliz e pelo Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF).

Tratando do histórico das lutas das mulheres pela igualdade de direitos, a importância das conquistas e o machismo presente na cultura, o encontro, conduzido pela assistente social Maria Cristina Chenmite, propôs uma reflexão às participantes sobre o enfrentamento à violência contra as mulheres a partir da canção “O cravo brigou com a rosa”.

Cras convidou para a atividade mulheres de famílias acompanhadas pelo programa Criança Feliz e pelo PAIF

A moradora da vila Rui Barbosa Marineuza Batista veio a convite das visitadoras do Criança Feliz, uma vez que sua neta Yara, de dois anos, é acompanhada pelo programa. “A luta da mulher é uma luta que não acaba, sempre tem novos desafios. Mas seria injustiça não comemorar os avanços. Hoje Jundiaí conta com uma Delegacia dos Direitos da Mulher. E, pessoalmente, tive problemas com um ex-marido e fui acompanhada pela Patrulha Guardiã Maria da Penha da Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ). Por isso eu decidi participar hoje, para compartilhar minha história e aprender coisas novas”.

A diretora do Departamento de Proteção Social Básica da UGADS, Cássia Carpi do Prado, também reforçou a importância da iniciativa. “Esta é mais uma ação realizada pela Assistência Social para homenagear e conscientizar as usuárias dos nossos serviços para o enfrentamento à violência contra a mulher. E para que as mulheres pudessem prestar bastante atenção, os visitadores do Criança Feliz estão cuidando das crianças lá fora, com brincadeiras e outras atividades”.

Marineuza e os netos José Eduardo, Yara e Fernanda, acompanhados da visitadora Carolina Izidoro, do programa Criança Feliz

Mais conhecimento sobre plantas aromáticas e medicinais
As Unidades de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT) e de Infraestrutura e Serviços Públicos promoveram a “Oficina de Plantas Aromáticas e Medicinais”, no Jardim Botânico, com a condução do Engenheiro Florestal Thiago Pinto Pires, a ação foi voltada principalmente para as mulheres produtoras rurais. 

Clayde Armagne Rosenberger, produtora rural do Medeiros, foi uma das participantes e contou que a manhã foi de momentos agradáveis e contato com novos conhecimentos e curiosidades sobre plantas. “O Thiago nos explicou e instruiu sobre pequenos detalhes que fazem a diferença no cultivo das plantas. Também aprendemos como fazer a nossa própria muda e ainda pudemos trazer algumas para casa. Eu fiquei com a alfazema, um presente neste dia tão especial”, comentou a produtora. 

DESCRIÇÃO DA IMAGEM
Um mulher, com cabelos grisalhos, máscara facial preta, camiseta verde, mexe em algumas plantas, ela está em um ambiente com diferentes espécies de plantas.
A produtora rural Clayde participou e aprovou a oficina de plantas aromáticas e medicinais

As participantes ainda fizeram uma visita guiada pelas coleção de plantas do Jardim Africano, cactos, suculentas, plantas alimentícias e canteiro de plantas aromáticas e medicinais, onde foi realizada uma abordagem com o detalhamento histórico das plantas, suas origens, usos consolidados na culinária e na medicina popular. “Eu já tinha visitado o Jardim Botânico algumas vezes, mas depois da explicação que recebemos aqui, agora posso ter um pouco mais de ideia da dimensão que o local tem para a preservação das espécies”, declarou Clayde. 

A ação é uma iniciativa para valorizar e oferecer novos conhecimentos e até fonte de renda para as mulheres produtoras rurais de Jundiaí. “As comemorações ao mês das mulheres prosseguem. Teremos uma outra oficina, desta vez a de Kodedama – com plantas aromáticas e medicinais, em parceria com a Unidade de Promoção de Saúde, que será ministrada pela UBS Corrupira, juntamente com a Assistência Farmacêutica e Atenção Básica, na terça-feira (15). Para fazer inscrição basta entrar em contato pelos telefones 4589-8581/8822” conclui o gestor da UGAAT, Eduardo Alvarez. 

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/03/08/acoes-tematicas-promovidas-pela-prefeitura-comemoram-o-dia-da-mulher/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original