Escolas iniciam programa sobre cidadania, viver saudável e comunicação não violenta
Publicada em 08/03/2022 às 11:28A Unidade de Gestão de Educação, em parceria com a Unidade de Gestão de Segurança Municipal, por meio da Guarda Municipal de Jundiaí, iniciaram na última semana o Programa Ludicidadania, que será desenvolvido em seis escolas de Ensino Fundamental da rede municipal. O programa vai levar aos estudantes dos 4º anos a discussão dos eixos cidadania, viver saudável e comunicação não violenta. A primeira aula foi promovida na EMEB Antonio Adelino Marques da Silva Brandão, no Morada das Vinhas.
Dentre os temas abordados estão: direitos e deveres das crianças, democracia, educação no trânsito, educação ambiental, segurança, bullying e cyberbullying e inteligência emocional.
“As aulas serão promovidas uma vez por semana e ministradas pelos educadores GM Douglas Barban e GM Fernando Cavalcante. Eles trabalharão como metodologia a escuta e a participação ativa dos estudantes”, explica a diretora de Ensino Fundamental, Marjorie Bolognani.
“O objetivo é despertar nas crianças o cidadão ativo, para que elas aprendam seus direitos e deveres, atuando em uma sociedade mais sadia e de convívio melhor entre as pessoas, com abordagem de temas relevantes. Todos os módulos serão trabalhados com ações estimulando que os estudantes sejam os protagonistas”, explica o GM Douglas Barban.
A professora do 4º ano D Marieti de Araújo Tomáz conta que o projeto vai ser de grande valia. “Eles vão usar na prática os assuntos a serem trabalhados como a segurança no trânsito, meio ambiente, conhecer sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente. Com esse projeto as crianças vão levar para suas famílias as ações que serão trabalhadas na escola, ampliando a disseminação da informação”, comenta a educadora.
Nicolas Henrique Vieira da Silva, 9 anos, é aluno do 4º ano D e falou sobre a participação na primeira aula. “Eles (Guardas Municipais) ensinaram como ser comportado, pensar nos amigos, não falar palavras agressivas. Eu acho que essas aulas vão ser muito legais”.
Participam do programa Ludicidadania as EMEBs Anna Rita Alves Ludke, Antonio Adelino Marques da Silva Brandão, Antônio de Pádua Giaretta, Maria Angélica Lorençon, Marly de Marco Mendes Pereira e Pedro Clarismundo Fornari.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
-
25/12/2024
Investimentos em tecnologia potencializam serviços e agilizam a vida do cidadão
-
22/12/2024
Serra do Japi contará com Inteligência Artificial para prevenção a incêndios
-
18/12/2024
CMEJA abre inscrição para preenchimento de vagas do Ensino Médio e Fundamental
-
16/12/2024
Alunos da EMEB Flórida Mestag vencem torneio de robótica do Sesi
Baixe as fotos desta notícia na resolução original