Escolas iniciam programa sobre cidadania, viver saudável e comunicação não violenta

Publicada em 08/03/2022 às 11:28

A Unidade de Gestão de Educação, em parceria com a Unidade de Gestão de Segurança Municipal, por meio da Guarda Municipal de Jundiaí, iniciaram na última semana o Programa Ludicidadania, que será desenvolvido em seis escolas de Ensino Fundamental da rede municipal. O programa vai levar aos estudantes dos 4º anos a discussão dos eixos cidadania, viver saudável e comunicação não violenta. A primeira aula foi promovida na EMEB Antonio Adelino Marques da Silva Brandão, no Morada das Vinhas.

DESCRIÇÃO DA IMAGEM
Dois guardas municipais estão na frente de uma sala de aula, com alunos sentados em carteiras.
As aulas serão ministradas uma vez por semana

Dentre os temas abordados estão: direitos e deveres das crianças, democracia, educação no trânsito, educação ambiental, segurança, bullying e cyberbullying e inteligência emocional.

“As aulas serão promovidas uma vez por semana e ministradas pelos educadores GM Douglas Barban e GM Fernando Cavalcante. Eles trabalharão como metodologia a escuta e a participação ativa dos estudantes”, explica a diretora de Ensino Fundamental, Marjorie Bolognani. 

“O objetivo é despertar nas crianças o cidadão ativo, para que elas aprendam seus direitos e deveres, atuando em uma sociedade mais sadia e de convívio melhor entre as pessoas, com abordagem de temas relevantes. Todos os módulos serão trabalhados com ações estimulando que os estudantes sejam os protagonistas”, explica o GM Douglas Barban.

DESCRIÇÃO DA IMAGEM
Em uma sala de aula é possível ver alunos sentados nas carteiras. Dois deles olham para a direção da Câmera. Eles vestem uniforme com camiseta branca, mangas, gola e detalhes azuis. Eles usam máscara facial.
Nicolas contou que o programa vai ser interessante e ensinar novas aprendizagens

A professora do 4º ano D Marieti de Araújo Tomáz conta que o projeto vai ser de grande valia. “Eles vão usar na prática os assuntos a serem trabalhados como a segurança no trânsito, meio ambiente, conhecer sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente. Com esse projeto as crianças vão levar para suas famílias as ações que serão trabalhadas na escola, ampliando a disseminação da informação”, comenta a educadora.

Nicolas Henrique Vieira da Silva, 9 anos, é aluno do 4º ano D e falou sobre a participação na primeira aula. “Eles (Guardas Municipais) ensinaram como ser comportado, pensar nos amigos, não falar palavras agressivas. Eu acho que essas aulas vão ser muito legais”.

Participam do programa Ludicidadania as EMEBs Anna Rita Alves Ludke, Antonio Adelino Marques da Silva Brandão, Antônio de Pádua Giaretta, Maria Angélica Lorençon, Marly de Marco Mendes Pereira e Pedro Clarismundo Fornari. 

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/03/08/escolas-iniciam-programa-sobre-cidadania-viver-saudavel-e-comunicacao-nao-violenta/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original