Comitê das Crianças: escolas municipais incentivam a adesão por parte dos alunos

Publicada em 09/03/2022 às 12:31

Incentivados pela apresentação da professora Lucinéia Miranda sobre o Comitê das Crianças na tarde desta segunda-feira (07), os alunos do 4º ano D da EMEB Dr. José Romeiro Pereira (GEVA), da Vila Progresso, estão bastante interessados em participar do grupo, que recebe as inscrições gratuitas de novos integrantes até este domingo (13).

Um dos alunos empolgados pela novidade é o Arthur Ferreira, de nove anos. “Eu vou me inscrever, me interessei desde o início e tenho muitas ideias para as escolas, inclusive sobre a natureza. São assuntos importantes que valorizo muito”.

Outra aluna interessada é a Lívia Freitas. “A vontade de participar partiu de mim, estou muito feliz. Seria uma experiência super diferente e que com certeza influenciaria no meu futuro”, ressaltou empolgada.

Em sala de aula, ao fundo há uma lousa com o escrito "Comitê das Crianças", na frente a professora olhando para dois alunos, uma menina e um menino sentados com as mãos levantadas.
Arthur e Lívia, alunos da professora Lucinéia, já estão cheios de ideias para sugerir ao Comitê

Em vista do incentivo à criatividade e a um olhar diferente por parte das crianças, a educadora já faz um balanço positivo do interesse dos alunos. “Conversei com as crianças sobre a iniciativa e o resultado foi ótimo. Eles ficaram empolgados para participar, já estavam cheios de sugestões”, comentou Lucinéia.

CONFIRA MAIS DETALHES SOBRE AS INSCRIÇÕES

O gestor de Cultura, Marcelo Peroni, que conduz as reuniões com o Comitê elogiou a adesão das escolas. “Conforme definido pelo governo do prefeito Luiz Fernando Machado, esta é mais uma ação realizada dentro da plataforma de Educação e Cultura, em que as unidades escolares organizam-se para incentivar a adesão dos alunos a esta iniciativa que visa escutar as crianças de modo qualificado para que elas contribuam para que Jundiaí seja, cada vez mais, uma Cidade das Crianças”.

Já a gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques, ressaltou a importância da apresentação do programa e suas iniciativas para os alunos da rede. “A educação municipal de Jundiaí conta como uma de suas premissas fazer com que as crianças se apropriem de sua cidade, como cidadãos atuantes desde pequenos. Por isso a rede tem incentivado a adesão do alunos, apresentando e discutindo a proposta em sala de aula”.

Mais Comitê
Podem se inscrever no Comitê crianças entre nove e 11 anos de idade, portanto nascidas de 2011 até março de 2013, residentes no Município e matriculados em escolas da rede municipal e particular de ensino.

Serão sorteadas 24 crianças, 12 meninas e 12 meninos, escolhidas para cada uma das seis regiões que compõem o Município. O sorteio das vagas será realizado na quarta-feira (16), às 10h, com transmissão ao vivo pelo canal da Cultura no YouTube, a partir da Fábrica das Infâncias Japy, que é a nova sede oficial do grupo.

Este ano o grupo chega à sua quarta composição, como órgão que visa escutar as demandas e as sugestões das crianças para diversos segmentos do planejamento urbano de Jundiaí, uma das iniciativas que integram o programa municipal Cidade das Crianças.

Após discussões realizadas ao longo do ano, o Comitê redige e entrega ao prefeito um Documento Final, em que as crianças apontam pedidos e sugestões implantação pela Prefeitura.

Confira as ações realizadas pelo Comitê nos anos de 20192020 e 2021.

Na imagem há sete crianças pulando com uniforme da Prefeitura de Jundiaí com árvores ao fundo da escola.
Os pequenos da EMEB Dr. José Romeiro Pereira estão animados para participar da iniciativa

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/03/09/comite-das-criancas-escolas-municipais-incentivam-a-adesao-por-parte-dos-alunos/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original