Cidade das Crianças: Jundiaí sedia encontro on-line sobre a importância do brincar

Publicada em 10/03/2022 às 16:39

Jundiaí foi, na tarde desta quinta-feira (10), a anfitriã da videoconferência “Sair para Brincar – como planejar uma cidade com as crianças?”, com a participação especial do pedagogo e desenhista o italiano Francesco Tonucci, idealizador da Rede Mundial de Cidade das Crianças. O encontro, voltado para gestores públicos e outros profissionais interessados, foi organizado também com os Municípios portugueses de Valongo e Torres Vedras, que já fazem parte da Rede, e do Município gaúcho de Osório, em processo de inclusão na rede.

Atualmente, a Rede é composta por 200 cidades em 15 país da Europa e América Latina. A adesão de Jundiaí foi oficializada no final de 2018 e, desde então, a Prefeitura tem articulado diversas iniciativas intersetoriais de suas Unidades de Gestão sob a tutela de um programa municipal de mesmo nome, Cidade das Crianças, com a oficialização pela rede de ser uma referência para outros Municípios lusófonos de todo o mundo.

“Jundiaí convida todos os gestores públicos interessados em conhecer e viver a nossa experiência em nos transformarmos numa Cidade das Crianças. Atualmente estamos com inscrições abertas para o Comitê das Crianças, que chega este ano à sua quarta composição. E muito se engana quem pensa que das reuniões delas surjam demandas infantis e desproporcionais. Muito pelo contrário. Elas demonstram interesses por temas como a importância do brincar, arborização, planejamento urbano, acessibilidade e até mesmo o incentivo à vacinação contra a Covid-19. A melhor transformação é através da política pública e a adesão de Jundiaí à rede tem transformado a cidade a partir das pessoas, o melhor legado que um gestor pode deixar para esta cidade”, comentou o prefeito Luiz Fernando Machado.

FAÇA A INSCRIÇÃO PARA O COMITÊ DAS CRIANÇAS

Durante o encontro on-line, Tonucci compartilhou as experiências da Rede Mundial e falou da importância do brincar

Tonucci iniciou a reflexão tratando do prejuízo para as crianças da guerra no Leste Europeu e reforçou a importância do brincar, tema do encontro. “As Cidades das Crianças são as cidades que são devolvidas para as crianças. E as crianças têm direito a tempo livre e a brincar, que são, praticamente a mesma coisa. Quando brinca o adulto busca a diversão. Já a criança com a brincadeira busca tão somente brincar. E dessa ação gratuita e aparentemente até inútil, surge a essência da vida. Isso basta para que seja respeitado. As crianças perderam a oportunidade de brincar e é legítimo questionarmos e quando isso aconteceu e como pode ser revertido”, concluiu.

O gestor de Cultura, Marcelo Peroni, que conduz as reuniões do Comitê, frisou a importância prioritária das políticas para a infância, da qual é um dos articuladores no Município. “É muito gratificante notar a presença de pessoas de diversas partes do Brasil e do Mundo, demonstrando interesse no tema. Jundiaí é a cidade sede da rede de Língua Portuguesa Brasil/Portugal e por isso ficamos à disposição de outros gestores interessados em priorizar a política para a Infância em seus Municípios”.

Luiz Fernando ressaltou o potencial da transformação da cidade a partir das pessoas

Participaram também do encontro e apresentaram suas experiências com a Rede Mundial de Cidade das Crianças a responsável pelo Laboratório Internacional da iniciativa e coordenadora das redes Latino-americana e espanhola, Lorena Morachimo; os presidentes das Câmaras Municipais de Torre Vedras e Valongo, Laura Rodrigues e José Manuel Ribeiro, respectivamente; do professor José Carlos Mota, da Universidade de Aveiro.

Prefeitos, demais gestores públicos, arquitetos e urbanistas, além de estudantes e interessados em geral de países lusófonos podem obter mais informações junto à Prefeitura de Jundiaí através de formulário ou pelo e-mail redecidadedacrianca@jundiai.sp.gov.br.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ

Assista à live:


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/03/10/cidade-das-criancas-jundiai-sedia-encontro-on-line-sobre-a-importancia-do-brincar/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original