Encontro de reflexão sobre a história da AIDS reúne pacientes, familiares e profissionais de saúde na Biblioteca Municipal

Publicada em 11/03/2022 às 12:56

O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e o Ambulatório de Moléstias Infectocontagiosas (AMI), equipamentos da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), realizaram na noite dessa quinta-feira (10) o encontro “O Tempo não para”, que reuniu na Biblioteca Professor Nelson Foot dezenas de pacientes, familiares, funcionários, demais profissionais e outros envolvidos na causa.

A proposta do encontro, cujo tema homenageia a canção famosa na voz de Cazuza, vítima da doença, foi de relembrar e refletir sobre a história da AIDS, doença que completou 40 anos. Além do encontro, que reuniu também as intervenções artísticas, como apresentações da Cia. Paulista de Artes, do Coral Afro Griot “O Canto de um povo” e da artista Karol Della Lastra.

A idealização da exposição e da cerimônia de encerramento ficou a cargo da gerente do CTA, Maria de Lurdes Munhoz; da coordenadora do programa municipal de Infecções Sexual Transmissíveis (IST)/AIDS, Flavia Gennari; e de toda a equipe do CTA. Segundo Flavia, a proposta das atividades foi de trazer novamente para a pauta a história e a luta contra a doença no Município. “A AIDS ainda é uma doença endêmica, cujo diagnóstico precoce aumenta a sobrevida. Assim decidimos compartilhar as histórias e vivências dos envolvidos com o tema e mostrar como a luta contra a doença é também uma luta contra o preconceito, que infelizmente ainda existe”.

Encontro reuniu pacientes, familiares, funcionários, demais profissionais e outros envolvidos na causa

Os visitantes puderam conferir ainda a exposição de mesmo nome, com fotos, material educativo, colchas de retalhos e uma linha histórica sobre a doença, e que segue à mostra no espaço de exposições Sônia Cintra até o dia 30 de março.

Para o gestor de Cultura, Marcelo Peroni, o trabalho desenvolvido é motivo de inspiração. “Assim como compartilhei com vocês em janeiro, durante a cerimônia de abertura da exposição aqui na Biblioteca, o serviço desenvolvido pelo CTA é motivo de orgulho para Jundiaí, tendo sido capaz de inspirar o trabalho de outros Municípios e o reconhecimento até mesmo internacional. Trata-se de uma história construída ao longo destes anos por tantas mãos. Pessoalmente, fico também inspirado de ter participado desta história enquanto ator, no desenvolvimento de projetos de divulgação e campanhas preventivas”.

A gestora-adjunta da UGPS, Dayane Martins, também enalteceu o trabalho desenvolvido pelo serviço. “A pandemia lançou luz sobre a importância do trabalho do profissional de saúde. E esta noite de celebração só foi possível graças ao envolvimento e comprometimento de uma equipe que leva muito a sério o seu trabalho. O acesso à informação e o combate ao preconceito ainda são necessários, mas os avanços e objetivos atingidos são motivos de comemoração”.

A Biblioteca fica na avenida Dr. Cavalcanti, 396, Complexo Argos. Mais informações pelo telefone 4527-2110.

Exposição segue para visitação gratuita até o dia 30

Serviço
O CTA e o AMI fazem parte da atenção integral para o tratamento de IST, HIV, sífilis e hepatites virais. Respectivamente, atuam na prevenção, aconselhamento emocional e diagnóstico seguro, sigiloso e gratuito das doenças, e, na sequência, em seu tratamento. Os serviços ficam na rua Conde de Monsanto, 480 – Vianelo, e funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. Mais informações pelos telefones 4527-3770/ 3760.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/03/11/encontro-de-reflexao-sobre-a-historia-da-aids-reune-pacientes-familiares-e-profissionais-de-saude-na-biblioteca-municipal/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original