Servidoras da Fumas recebem palestra da Patrulha Guardiã Maria da Penha da Guarda Municipal

Publicada em 11/03/2022 às 18:00

Guardas Municipais que integram o programa Patrulha Guardiã Maria da Penha realizaram, nesta sexta-feira (11), uma palestra sobre violência contra a mulher para cerca de 35servidoras da Fundação Municipal de Ação Social (Fumas). O evento foi realizado no auditório da Fundação do Complexo Fepasa e faz parte das comemorações do Mês da Mulher, com articulação da Assessoria de Políticas para Mulheres, da Unidade de Gestão da Casa Civil (UGCC).

“Buscamos o programa Guardiã Maria da Penha para que haja uma integração como nossas funcionárias. A violência contra a mulher é um tema muito importante, que precisa ser debatido diariamente para que nossas servidoras e toda a sociedade sejam cada vez mais esclarecidas sobre o assunto”, disse o superintendente da Fumas, José Galvão Braga Campos.

CONFIRA AS AÇÕES DO MÊS DA MULHER

As guardas femininas Arenhardt e Franciane, que integram o Programa criado pelo Ministério Público em 2019, apresentaram o trabalho que é executado pela GMJ, desde a apresentação de uma ocorrência envolvendo agressão contra a mulher até a chegada de uma medida protetiva ao programa. “Uma vez que a medida protetiva é concedida pela Justiça e essa mulher aceita fazer parte do programa, nós passamos a acompanhar a vítima constantemente através de rondas e visitas”, disseram as guardas femininas às servidoras, que durante o encontro puderam interagir e tirar as dúvidas.

aO evento foi realizado no auditório da Fundação, no Complexo Fepasa

A assistente de administração da Fumas Paula de Carvalho Gimenez reforçou a importância de levar o conhecimento do programa às mulheres. “Foi muito importante e gratificante essa apresentação das guarda. Muitas vezes a falta de conhecimento afeta a capacidade de ação e entendimento do assunto”, disse a servidora que participou da palestra, reiterando que cerca de 60% dos servidores da Fumas são mulheres.

O programa do Ministério Público (MP), que é executado pela GMJ e pela Unidade de Gestão de Segurança Municipal (UGSM), contabiliza, desde 2019, 1059 vítimas atendidas e aproximadamente 800 casos solucionados.

Atualmente o programa acompanha 198 medidas protetivas ativas, encaminhadas pelo MP. A GMJ alerta que desobedecer a medida protetiva é motivo de prisão em flagrante, com pena de até dois anos, sem direito a fiança.

Em caso de descumprimento ou até mesmo de denúncia de violência doméstica, o telefone de atendimento do programa é o 4492-9064 ou 153 Emergência.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/03/11/servidoras-da-fumas-recebem-palestra-da-patrulha-guardia-maria-da-penha-da-guarda-municipal/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original