Com 129 inscritos, Comitê das Crianças realiza sorteio para composição de novas vagas

Publicada em 16/03/2022 às 14:51

Com transmissão ao vivo pelo canal da Cultura no YouTube, foi realizado na manhã desta quarta-feira (16) o sorteio para a quarta composição do Comitê das Crianças de Jundiaí. Com a abertura dos trabalhos a cargo do gestor da Unidade de Cultura (UGC), Marcelo Peroni, que conduz as reuniões do grupo, o sorteio foi transmitido a partir da Fábrica das Infâncias Japy, nova sede oficial do Comitê.

Com 129 inscritos – 73 meninas e 56 meninos –  todos com idade entre nove e 11 anos, residentes em Jundiaí e matriculados em escolas da rede municipal de ensino e particular, representando as seis regiões da cidade, o sorteio foi realizado por Fabiane Bolsari, representando a Unidade de Gestão de Educação (UGE). Foram sorteados os 24 novos integrantes – quatro de cada região, sendo 12 meninas e 12 meninos, além dos nomes, por ordem, dos que irão compor a lista de suplentes.

Para Marcelo Peroni, o Comitê das Crianças tornou-se uma política prioritária e essencial para a cidade, entendido pelo prefeito Luiz Fernando Machado e pela Cultura como algo que a cidade não pode mais ficar sem. “Ouvir as crianças é fundamental. Essa escuta tem mostrado o quanto elas têm um olhar incrível para a cidade, um olhar para todas as pessoas, um olhar inclusivo e cheio de ludicidade, que, para o meu entendimento, é algo fundamental”.

Sorteio completo pode ser conferido no canal da Cultura no YouTube

Outro aspecto importante observado pelo gestor da UGC é o entendimento e apoio de pais e cuidadores para com o Comitê das Crianças. Para ele, ter 129 crianças inscritas significa que as famílias estão acompanhando a proposta de trabalho. “Dar voz e ouvir as crianças não vai interferir só nas ações da esfera pública municipal, mas irá também influir nas casas dessas crianças, escolas e em outros lugares por elas frequentados. Essas crianças representam a cidade hoje, mas são também o futuro dela. E quem sabe algumas delas não serão os futuros gestores. Certamente irão participar como cidadãos ativos, construindo uma cidade melhor”.

A posse dos 24 novos componentes do Comitê das Crianças será realizada neste sábado (19), às 9h, na Fábrica das Infâncias Japy, localizada à rua Lacerda Franco, 175 – Vila Arens. A atividade poderá ser acompanhada por todos os interessados, seguindo-se as determinações do Comitê Municipal de Prevenção e Enfrentamento ao Coronavírus (CEC) da Prefeitura, como uso de máscara e distanciamento social.

CONFIRA OS NOMES DOS NOVOS INTEGRANTES

Após a posse, será apresentado o espetáculo interativo “Circo Parque”, com números diversos de circo, como malabarismo, acrobacias, equilíbrio, dança e teatro.

Fábrica das Infâncias Japy é a nova sede do grupo e é onde são realizados os encontros do grupo

Sobre o Comitê
O Comitê das Crianças é uma das iniciativas que integram o programa municipal Cidade das Crianças, do governo do prefeito Luiz Fernando Machado. Trata-se de um órgão que visa escutar as demandas e as sugestões das crianças para diversos segmentos do planejamento urbano de Jundiaí. Instituído em 2019, após a adesão do Município no ano anterior à Rede Latino-Americana – Cidade das Crianças, grupo idealizado pelo pedagogo italiano Francesco Tonucci.

Estabelecido pelo decreto municipal nº 27.780, de 15 de outubro de 2018, o grupo reúne-se conforme cronograma estabelecido pelos próprios integrantes e é mediado pelo gestor de Cultura, Marcelo Peroni. Após as discussões realizadas ao longo do ano, o Comitê redige e entrega para o prefeito um Documento Final, em que as crianças apontam pedidos e sugestões para que Jundiaí se torne cada vez mais uma Cidade das Crianças.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/03/16/com-129-inscritos-comite-das-criancas-realiza-sorteio-para-composicao-de-novas-vagas/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original