Município de Alhandra, na Paraíba, conhece o Programa de Pagamento por Serviços Ambientais de Jundiaí

Publicada em 16/03/2022 às 18:54

O sucesso do Programa de Pagamento por Serviços Ambientais – PSA Jundiaí, política pública promovida pela Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT), e voltada para os produtores rurais, com o intuito de preservar remanescentes de florestas, foi apresentado nesta quarta-feira (16) para a equipe do município de Alhandra, na Paraíba.

O encontro foi realizado on-line e a equipe técnica do Departamento de Agronegócio apresentou sobre o programa e explicou todo o processo para chegar até a concretização do PSA. 

“Queremos implantar essa importante política pública em Alhandra, pois temos muitas áreas degradadas e muito interesse em tratar isso. Quando iniciamos nossas pesquisas sobre o tema, encontramos Jundiaí como um caso de sucesso”, afirmou Josinaldo Francisco da Silva, da Secretario de Meio Ambiente do Município paraibano.

DESCRIÇÃO DA IMAGEM
Reunião on-line, à esquerda da tela apresentação de mapa da vegetação do  município de Jundiaí e à direita imagem de quatro telas com os participantes.
O PSA é referência para o município de Alhandra (PB)

“O PSA está bem estruturado e por isso o município de Alhandra nos procurou. Aproveitamos a oportunidade para também apresentar o Nascentes Jundiaí, que deu início à política pública de restauração e proteção. As nossas legislações vão servir de base para a estruturação e implantação de programas semelhantes em Alhandra”, afirmou a diretora do Departamento de Agronegócio, Isabel Harder. 

Atualmente, o programa de PSA de Jundiaí conta com 78 propriedades rurais inscritas, que somam 420,21 hectares de área protegida e o pagamento, em 2021, de R$ 114 mil. “Ficamos felizes em nos tornar referência para outros municípios. O PSA é um importante instrumento para incentivar a preservação de áreas remanescentes de florestas, ao mesmo tempo que valoriza ações positivas dos produtores rurais que entendem a importância da preservação das florestas para o meio ambiente, e não somente da sua propriedade, como o impacto para a cidade de uma maneira geral”, lembrou o gestor da UGAAT, Eduardo Alvarez.

Participaram do encontro os coordenadores do PSA em Jundiaí, a engenheira florestal da UGAAT, Ana Maria Pires e o engenheiro agrônomo Sérgio Pompermaier; e de Alhandra, a engenheira agrônoma Michele Alves.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/03/16/municipio-de-alhandra-na-paraiba-conhece-o-programa-de-pagamento-por-servicos-ambientais-de-jundiai/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original