Colégio Santa Felicidade visita o Geresol para conscientização sobre reciclagem

Publicada em 17/03/2022 às 17:42

Alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental do Colégio Santa Felicidade estiveram, nesta quinta-feira (17), no Centro de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (Geresol) para uma visita voltada à conscientização a respeito da reciclagem e da destinação correta de todo o tipo de resíduo. Duas semanas atrás, foi a vez de alunos do Ensino Médio do mesmo colégio.

Para a aluna Sara Gonçalves Theoto, de 11 anos, a visita foi bastante produtiva. “Na minha casa a gente já costuma separar o lixo reciclável do orgânico, e é muito interessante estudar sobre o lixo que a gente produz e para onde ele vai. Também foi bem legal fazer um passeio assim, ao ar livre, e aprender coisas novas depois de dois anos de pandemia”, comenta a estudante do 7º ano.

Os alunos puderam participar de atividades envolvendo a separação de materiais

O objetivo da iniciativa é conhecer o funcionamento do Geresol e as atividades que são desenvolvidas na planta, instalada no Distrito Industrial de Jundiaí.

Já para Enzo Gimenez, aluno de 13 anos, do 8º ano, a parte prática foi a mais interessante. “Aprendemos que a reciclagem é muito importante, pois o processo completo é bem maior e envolve muito mais coisas do que a gente imagina. A melhor parte foi quando pudemos colocar a mão na massa mesmo e realizar alguns processos com os materiais”, diz.

A iniciativa faz parte do projeto ‘Geresol de Portas Abertas’, que já recebeu a visita de mais de 3 mil pessoas desde de 2019, e foi incentivada pela professora de ciências e química do colégio, Eliane Cabral Pereira Filgueiras. O Santa Felicidade foi o primeiro colégio a participar da visitação depois de praticamente dois anos de paralisação por conta da pandemia.

Estudantes do Colégio Santa Felicidade em visita ao Geresol

“Tivemos essa ideia com o objetivo de sensibilizar os alunos a respeito da reciclagem, que é muito importante, mas ainda pouco divulgada. Percebemos que boa parte dos nossos alunos ainda não tem o hábito de se preocupar com a reciclagem e decidimos por iniciar uma campanha, com o complemento das visitas ao centro”, afirma a professora.  

As visitas ou solicitações de palestras explicativas estão em fase de retomada e já podem ser solicitadas pelo e-mail geresol@jundiai.sp.gov.br ou pelos telefones (11) 4589-8860 ou 4589-8523.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/03/17/colegio-santa-felicidade-visita-o-geresol-para-conscientizacao-sobre-reciclagem/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original