Plano de Bairro do Novo Horizonte é apresentado para vereadores da região
Publicada em 17/03/2022 às 16:57O gestor da Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA), Sinésio Scarabello Filho, e a diretora de Urbanismo, Sylvia Angelini, apresentaram, nesta quinta-feira (18), o Plano de Bairro do Novo Horizonte para os vereadores da região, Edicarlos Vieira e Romildo Antonio da Silva.
Este é o primeiro Plano de Bairro elaborado pela Prefeitura de Jundiaí após a aprovação do Plano Diretor, em novembro de 2019. “Assim como no Plano Diretor, o Plano de Bairro do Novo Horizonte e bairros do entorno contou com a participação da população. Os parlamentares também nos ajudaram na interlocução e incentivo para que a comunidade estivesse presente na formulação deste importante instrumento”, enfatizou Sinésio.
A formulação do Plano de Bairro do Novo Horizonte teve início em 2020 com o diagnóstico técnico e consulta à população. O instrumento foi estruturado a partir de um processo de consulta à comunidade local e participação dos munícipes. “As crianças e os pais dos estudantes das 15 escolas públicas da região foram ouvidos para identificar os pontos mais importantes para melhorias da região. Já em dezembro de 2021, a etapa de diretrizes, metas e ações propostas foi concluída”, lembra Sylvia.
Edicarlos elogiou o trabalho realizado. “O Vetor Oeste é uma cidade dentro de Jundiaí, com uma população de 140 mil habitantes. Temos indústrias, estamos em pleno desenvolvimento e temos necessidades, que foram apontadas ouvindo as pessoas. Esse trabalho coletivo é fundamental para o sucesso do trabalho”.
Romildo também falou sobre o Plano iniciar pelo Novo Horizonte. “Essa é uma região que cresceu muito e o Plano vem com a intenção de organizar melhor a região, sabemos que há dificuldades, mas é de muita importância. É a região mais afastada do Centro da cidade e ficamos felizes em saber desse cuidado e o Plano que beneficia toda a região”, comentou.
Ao todo, o Plano de Bairro recebeu e analisou 100 sugestões, sendo 70 atendidas, 23 não atendidas e justificadas e sete atendimentos a longo prazo. Também foram definidas 31 ações para atender quatro metas: potencializar a proteção ambiental e uso do solo; melhorar as condições de mobilidade; ampliar o uso dos espaços públicos e qualificar os equipamentos de uso comunitário. Para executar as ações, está previsto o investimento de R$ 26 milhões no PPA 2022/2025.
O mapa síntese das ações pode ser consultado no link. O próximo passo é o agendamento de audiência pública para apresentar o Plano de Bairro para toda a cidade e transformá-lo em lei, que deverá orientar as ações públicas e privadas nos próximos anos na região do Novo Horizonte.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
-
09/12/2024
Jundiaí sedia capacitação para delegados da Conferência Estadual das Cidades Paulistas
-
04/12/2024
Percurso da infância é desenvolvido em parceria com alunos da EMEB Deodato Janski
-
03/12/2024
1ª Conferência do Meio Ambiente e do Clima elege propostas para a Conferência Estadual
-
02/12/2024
Alimentos saudáveis e geração de renda: Jundiaí ganhará mais quatro hortas urbanas
Baixe as fotos desta notícia na resolução original