Semana do Empreendedorismo estimula empreendedorismo em diferentes áreas

Publicada em 17/03/2022 às 18:06

A programação desta quinta-feira (17) da 1ª Semana de Empreendedorismo foi diversificada e teve ações em diferente áreas. No Centro de Convivência, Cultura, Trabalho e Geração de Renda (CECCO) foi realizada a palestra Empreendedorismo e Inovação, em parceria Assessoria de Políticas para as Mulheres da Unidade de Gestão da Casa Civil (UGCC) e da Unidade de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (UGDECT).

“Estou procurando ideias e ferramentas para desenvolver meu negócio e essa palestra será uma luz para que eu possa organizá-lo”, explica a terapeuta Rosemeire Moreno, que é voluntária no CECCO.

O pintor de manutenção e participante da oficina de horta José Carlos Costa acompanhou a palestra para se capacitar. “É um tema muito importante e quero aplicar tudo que aprendi aqui na minha vida”, explica.

Para o palestrante Júlio Durante, diretor de fomento a Ciência e Tecnologia, o empreendedorismo não se ensina, se estimula. “Não existe política melhor de inclusão social, de igualdade, de resgate da dignidade e de autoestima das pessoas do que incentivar o empreendedorismo. O empreendedorismo desperta vocações e competências que a pessoa já possui que a tornam diferente e que através dela podem render um ganho financeiro”.

Palestrante de máscara e com microfone na mão fala para plateia
Palestrante Júlio Durante falou de empreendedorismo e inovação

A assessora de Políticas para Mulheres, Penha Camunhas Martins, destacou a realização da palestra durante o Mês da Mulher. “O tema empreendedorismo é muito importante para as mulheres e tem que ser estimulado para ela ganhar autonomia financeira e da sua vida. Temos que dar ferramentas para as mulheres serem donas e comandarem suas trajetórias. ”

Segundo Fernanda Torres Apollonio, coordenadora CECCO, as pessoas veem no empreendedorismo possibilidade também de melhorar sua saúde. “É um tema ligado à saúde porque através do empreendedorismo melhoramos nossa saúde mental. A gente melhora a saúde mental quando temos uma autonomia financeira, quando percebemos o quanto somos produtivos e estamos inseridos no mercado de trabalho.”

Assessora de Políticas para Mulheres, Penha Camunhas Martins fala com as pessoas
Assessora de Políticas para Mulheres, Penha Camunhas Martins

Regularização de produtos de origem animal
A Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT) participou do Painel da TVTEC para falar sobre o Serviço de Inspeção Municipal de Jundiaí, o SIM Jundiaí. O Serviço é o responsável por regularizar os pequenos empreendedores que produzem alimentos de origem animal, mas que pelo porte de seus negócios, teriam dificuldade em se registrar em órgãos das esferas estadual ou federal.

A veterinária Silvia Santaella, responsável pelo SIM Jundiaí, explicou sobre o serviço. “Os produtos de origem animal como queijo, carne e mel, já são preparados tradicionalmente nas famílias de Jundiaí, mas para comercializar, precisam de um licenciamento especial, pois podem trazer doenças dos animais ao homem. O licenciamento é voltado apenas para pequenas empresas e feito de maneira simples, para facilitar o caminho do empreendedor, mas sem abrir mão da qualidade. Além disso, oferecemos uma orientação que inicia desde o projeto do empreendimento”, explicou.

O SIM Jundiaí oferece a regularização para os empreendedores e também a garantia para o consumidor de que o produto adquirido foi produzido em condições adequadas. O gestor da UGAAT, Eduardo Alvarez, lembra que o serviço era uma demanda reprimida há muito tempo. “Ele nasceu como uma política pública para que as pessoas pudessem empreender no processamento de produtos de origem animal, desde uma casa de mel até uma charcutaria, qualquer processamento para o pequeno empreendedor, dentro de uma área de até 250 metros quadrados. Quem tem interesse em empreender pode nos procurar e contar com o apoio inclusive para planejar esse negócio e as necessidades para a legalização”.

Durante o programa foram apresentadas reportagens com pequenos empreendedores de Jundiaí que atuam com alimentos de origem animal e estão cadastrados e regularizados pelo SIM Jundiaí. O programa está disponível no Facebook e YouTube da TVTEC.

Os interessados em saber mais, podem acessar o site e a cartilha desenvolvida para todos os tipos de processamento ou entrar em contato pelo telefone (11) 4589-8581.

Mais programação

A programação desta sexta-feira (18) também está repleta de grandes ações. A CONT Jundiaí promove o evento MEU MEI, de abertura, regularização e fechamento de MEI. O evento será realizado no Espaço Jundiaí Empreendedora. A programação da Semana do Empreendedorismo pode ser acessada no portal Jundiaí Empreendedora.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/03/17/semana-do-empreendedorismo-estimula-empreendedorismo-em-diferentes-areas/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original