Prefeito participa de evento nacional para tratar sobre o Trem Intercidades

Publicada em 18/03/2022 às 09:26

A Prefeitura de Jundiaí, representada pelo prefeito Luiz Fernando Machado, participou de um painel sobre a implantação do TIC (Trem Intercidades) e TIM (Trem Intermunicipal), na NT Expo – 26ª Edição do Intermodal South América, na tarde desta quinta-feira (17).

Tanto o TIC quanto o TIM terão passagem em Jundiaí, com parada na Vila Arens, onde se encontra a estação de trem da CPTM. No caso do TIC, o trem fará o trajeto de Campinas a São Paulo com parada em Jundiaí, com previsão de tempo de 60 minutos e investimento total de R$ 10,2 bilhões. Serão novos trens que, com investimentos do Governo do Estado, funcionarão em vias férreas segregadas.

“Com a instalação do TIC, acreditamos em ainda mais atração de investimentos, geração de empregos e negócios, estimulando a economia local e estadual”, declarou Luiz Fernando, no painel “Passageiros: Construção de linhas de trens regionais: Como a iniciativa privada pode contribuir para o Brasil voltar a ter ferrovias de passageiros?”. “Já identificamos, em estudos iniciais em conjunto com a CPTM e com a Secretaria de Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo que existem pelo menos 17 intervenções realizadas na cidade e que serão custeadas pela concessionária vencedora da licitação que será feita pelo Governo do Estado para explorar o sistema do TIC, e eventuais investimentos no sistema viário do município contarão com recursos previstos no Plano Plurianual (PPA).” Luiz Fernando lembrou que o convênio para a instalação do TIC já foi assinado junto ao Governo do Estado.

Segundo o secretário estadual dos Transportes Metropolitanos, Paulo Galli, a previsão é que o edital para a instalação dos serviços seja publicado pelo Governo do Estado de São Paulo no próximo mês de abril. Está prevista a construção de um pátio para trens e manutenção próximo da divisa com Várzea Paulista.

Luiz Fernando participou de painel sobre a implantação do TIC e TIM na NT Expo

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/03/18/prefeito-participa-de-evento-nacional-para-tratar-sobre-o-trem-intercidades/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original