Semana do Empreendedorismo conclui programação com balanço positivo de estímulo ao empreendedor em Jundiaí

Publicada em 19/03/2022 às 14:00

Encerrada na manhã deste sábado (19), a 1ª Semana de do Empreendedorismo – que começou na última segunda-feira (14) – ofereceu gratuitamente para a população mais de 30 ações como palestras, oficinas, lives, cursos de qualificação, rodada de negócios, feirão zera dívida, certificação digital, roda de diálogo, mesa redonda, Meu MEI: regularização, abertura e fechamento do MEI, entre outras ações.

A Semana foi promovida por entidades que compõem o Comitê Força Tarefa, criado para alavancar a retomada da economia, e os integrantes do grupo do PDL (Programa de Desenvolvimento Local) e confirmou Jundiaí como vitrine de ações que fomentam o empreendedorismo e estimulam a economia, gerando emprego, renda e capacitação.

“Nossa gestão entende a importância de valorizar a geração de emprego e estimular o empreendedorismo e a Semana termina com saldo positivo porque cumpriu o seu papel”, afirma o prefeito Luiz Fernando Machado.

Para Cristiano Lopes, gestor de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, a proximidade com as entidades foi primordial para o sucesso da Semana do Empreendedorismo. “Um dos papéis do Poder Público é o de regular e articular ações junto com as entidades e elas foram essenciais para o sucesso da Semana. Agradeço todo mundo que participou estimulando, dando visibilidade, valorizando, capacitando e informando o empreendedor. ”

Evento da OAB foi uma das ações que compuseram a programação no Espaço Jundiaí Empreendedora

Entidades
A Associação Comercial Empresarial (ACE) de Jundiaí reuniu quase 50 empresas para uma Rodada de Negócios durante a programação, por exemplo. “Iniciativas como esta são essenciais para levar o conhecimento ao empreender e contribuem para o desenvolvimento da economia local”, explica o presidente da ACE, Mark William Monteiro.

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Jundiaí (CDL) e o Sincomercio também participaram da Semana. “Os empreendedores tiveram a oportunidade de se capacitarem, obterem informações e se beneficiarem do que foi oferecido. Estamos honrados em participar dessa importante ação que visou fomentar o empreendedorismo em Jundiaí”, avalia Edison Maltoni, presidente do Sincomercio e da CDL Jundiaí.

O diretor do Núcleo de Jovens Empreendedores do Ciesp, Vinícius Ribas, elogiou a iniciativa. “Foi um grande sucesso. Acredito que o tema foi bastante divulgado, com muitas palestras, ações que deram às pessoas o acesso a conteúdos relevantes e de alto nível e que de alguma maneira puderam se inspirar buscando conhecimento necessário para aplicar no dia a dia de sua empresa ou para montar seu próprio negócio. Vejo com muita alegria essa semana e espero que muita gente tenha sido impactada e que a gente consiga fazer novas atividades como essa.”

Para a diretora da Escola Técnica Estadual (Etec) Benedito Storani, Fabiana Lourençon, a semana cumpriu seu papel. “Nossos cursos têm ligação com o empreendedorismo e nossos alunos de diversos cursos participaram das nossas ações, como por exemplo a mesa redonda que foi um sucesso. A Semana foi muito importante e queremos continuar desenvolvendo ações como essas”, explica.

A OAB Jundiaí participou da Semana com três palestras. “A semana foi um sucesso e o pontapé inicial para promover uma OAB mais aberta e conectada com a cidade. As três palestras tiveram temas relevantes e de alto nível para o empreendedor. A participação do público foi ótima”, explica Daniel Martinelli, secretário geral da entidade.

Para Irani Dutra, Analista Comportamental e Coach Integral Sistêmico, a Semana foi desafiadora. “A iniciativa foi ótima. Além de participar como palestrante, estive em outras ações como no Ciesp e adorei.”

Gustavo Colturato, diretor da Solutudo, também participou da Semana. “Foi um evento extremamente positivo e que trouxe muitas oportunidades e conhecimento para os empreendedores da região. Mostrou o empenho e como Jundiaí é diferenciada no fomento ao empreendedorismo.”

A superintendente da TVTEC, Mônica Gropelo, enalteceu a iniciativa. “A TVTEC está inserida na Semana do Empreendedorismo procurando desenvolver ferramentas positivas aos empreendedores em apoio à capacitação e também com foco na inovação com a escola de inovação coisas e negócios. ”

Aulão da TVTec movimentou a programação da Semana

A CONT Jundiaí participou com ação durante dois dias. “Acreditamos que a semana do Empreendedorismo é um ponto inicial para um projeto de longo prazo para aquecer a economia do município com qualidade e fazer a atualização das expectativa para o futuro. Com isso a participação da classe contábil, aqui representada pela sua Associação, a CONT, se faz muito necessária e é de grande importância para o empreendedorismo, seja no Município ou até mesmo do país.”, explica José Mauro Castro Magalhães, presidente da CONT.

O diretor da Fatec Jundiaí, professor Francesco Bordignon, também enalteceu a Semana do Empreendedorismo. “A Fatec tem no seu DNA o empreendedorismo. A Fatec é um dos centros de criação da cultura criativa e é importante contribuirmos com essa semana e com a formação empreendedora de todos.”

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/03/19/semana-do-empreendedorismo-conclui-programacao-com-balanco-de-estimulo-ao-empreendedor-em-jundiai/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original