Oficinas gratuitas levam programação cultural diversificada à Pracinha da Cultura do Vista Alegre

Publicada em 20/03/2022 às 10:00

A Unidade de Gestão de Cultura (UGC) deu início este mês a uma programação diversificada e gratuita com oficinas culturais na Pracinha da Cultura do Vista Alegre, antes conhecido como CEU das Artes. No total, foram abertas 170 vagas, em nove oficinas para todas as faixas etárias.

“Com a oferta das oficinas no Vista Alegre, além de permitir que os moradores de outras regiões possam conhecer este importante equipamento cultural, nosso objetivo é incentivar a população local a se apropriar de sua estrutura e frequentá-la. Além de evitar deslocamentos e despesas com passagem, as oficinas têm também uma vocação de Economia Criativa, com incentivo à geração de renda”, comentou o gestor de Cultura, Marcelo Peroni.

Uma das alunas da turma de Ballet, com a professora Ambrosia Dualc, realizadas às segundas e quartas-feiras à tarde, é a Valentina Palopi, de sete anos. Segundo Mônica, a mãe da menina e moradora da vila della Piazza, a dança é uma oportunidade para ocupar o tempo da filha. “A dança traz foco para a criança, é muito importante para o seu desenvolvimento. A Valentina já fazia ballet antes, mas teve de interromper por causa da pandemia. E foi também uma oportunidade de conhecer a Pracinha, que eu nunca tinha visitado e tem uma estrutura muito organizada”.

Velntina e Mônica não conheciam a Pracinha da Cultura no Vista Alegre: “estrutura muito organizada”

Também às segundas e quartas à tarde e às terças-feiras de manhã, é realizada a oficina de Artesanato. Segundo a oficineira Neide Pillekamp, estão previstas diversas atividades para a oficina. “A ideia é trabalharmos com diversos materiais, como crochê, feltro, tecido e caixas forradas, para que, com o que aprenderem, elas também gerem renda”. E explicou também a proposta “A ideia do horário da oficina à tarde é receber as mães que acompanham as filhas na aula de Ballet e os alunos que seguem o curso da Educação de Jovens e Adultos (EJA), que começa mais tarde. São os casos da dona Nair Xavier, que é sogra da professora Ambrosia e vem acompanhá-la, e da Rute Silva, do Parque Centenário, e Ivone Marçal da Luz, do Corrupira, que fazem o curso à noite”, comentou.

Com duração de quatro meses, além do Ballet e do Artesanato, fazem parte da programação as oficinas de Capoeira, Dança Criativa, Ginástica Corporal, Handebol, Maracatu, Teatro em Inglês e Zumba, algumas delas ainda com vagas disponíveis e preenchidas por ordem de inscrições. Os interessados podem se inscrever pela internet (estando logado em uma conta Google) ou na Pracinha da Cultura, com cópias do RG, CPF e comprovante de residência.

Oficina de Ballet com a professora Ambrosia Dualc é realizada às segundas e quartas-feiras

Confira as oficinas:

  • Artesanato
    Faixa etária: a partir de 16 anos
    Aulas: às segundas e quartas, das 17h às 18h, e às terças-feiras, das 9h às 10h;
  • Ballet
    Faixa etária: de 07 a 12 anos
    Aulas: às segundas e quartas-feiras, das 17h às 18h;
  • Capoeira
    Faixa etária: a partir de 07 anos
    Aulas: aos sábados, das 9h30 às 10h30;
  • Dança Criativa
    Faixa etária: de 13 a 15 anos
    Aulas: às segundas e quartas-feiras, das 18h às 19h;
  • Ginástica Corporal
    Faixa etária: acima de 18 anos
    Aulas: às quartas e sextas-feiras, das 8h30 às 9h30;
  • Handebol
    Faixa etária: de 08 a 12 anos
    Aulas: às quartas e sextas-feiras, das 9h40 às 10h40;
  • Maracatu
    Faixa etária: a partir de 07 anos
    Aulas: aos sábados, das 14h às 16h;
  • Teatro em Inglês
    Faixa etária: de 08 a 16 anos
    Aulas: às segundas e quintas-feiras, das 16h às 19h;
  • Zumba
    Faixa etária: acima de 18 anos
    Aulas: às segundas e quintas-feiras, das 19h30 às 20h30.
Já a oficina de Artesanato, com a oficineira Neide Pillekamp é realizada às segundas e quartas à tarde e às terças-feiras de manhã

Biblioteca
Também serão realizadas na Biblioteca que fica no local atividades culturais e de incentivo à leitura. O local fica aberto para atendimento somente às terças e quintas-feiras, das 16h às 20h. Às terças-feiras, o espaço fica aberto nesse horário para empréstimos de livros e atendimentos. Já às quintas-feiras, também no mesmo horário, serão realizados, além dos empréstimos e atendimentos, algumas atividades programadas.

Na quinta-feira (24), das 17h às 18h, tem a segunda sessão do Clubinho de Leitura; e das 18h30 às 19h30, será realizada contação de histórias. Já na quinta-feira (31), também das 17h30 às 19h30, serão realizadas disputas de jogos de tabuleiro, com vagas para 20 interessados.

Crianças e adolescentes também têm como opção a oficina de Teatro em Inglês

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/03/20/oficinas-gratuitas-levam-programacao-cultural-diversificada-a-pracinha-da-cultura-do-vista-alegre/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original