DAE comemora Dia Mundial da Água com ações educacionais

Publicada em 21/03/2022 às 08:26

O início das atividades do EducaMundo, projeto desenvolvido pela equipe do Mundo das Crianças, espaço administrado pela DAE Jundiaí, está entre as ações que marcam as comemorações do Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março. Os destaques do projeto ficam por conta do Jogo da Água, da Oficina Germinando e do Quiz Molhado, novas atividades pedagógicas destinadas às escolas que visitam o Mundo durante a semana e, aos visitantes em geral, aos finais de semana.

“O Mundo das Crianças, tal como o Parque da Cidade, foi concebido para proteger a represa que abastece a cidade e notamos que é ali, quando as crianças veem de perto o manancial, que temos mais chances de explorar e incentivar a educação ambiental”, avalia o diretor de Mananciais da DAE, Martim Ribeiro.

Na programação, também há palestras externas. No dia 22 de março, às 7 horas, a equipe da Seção de Recursos Hídricos da DAE conversa com 400 funcionários da empresa Liz, no Distrito Industrial, sobre consumo consciente. Às 15h40, Martim Ribeiro fala sobre “Bacias hidrográficas do município de Jundiaí e desafios para a garantia de água à população”, durante o evento “Olhos da Serra”, que será realizado no bairro Santa Clara, por meio de uma parceria entre a DAE, a SAB Santa Clara, o Consórcio PCJ, a Fundação Serra do Japi e a Femsa Brasil, além do apoio da Prefeitura de Jundiaí.

No mesmo dia, a gerente do Laboratório de Controle de Qualidade da DAE, Karen Tasaka, e o chefe da Seção de Recursos Hídricos, José Antônio Ferreira, ministram palestra sobre o Dia Mundial da Água para alunos dos cursos de Saneamento e Meio Ambiente da ETECVAV.

Ainda durante a semana, volta à ativa o programa Águas de Jundiaí, que estava paralisado em função da pandemia. No dia 24, um grupo de idosos que frequenta o Centro Esportivo Antônio de Lima participa da atividade, que começa no Auditório Planeta Água, na sede da DAE, e inclui visitas a setores da empresa, Estação de Tratamento de Água do Anhangabaú (ETA-A) e Estação de Tratamento de Esgoto Jundiaí, localizada no Jardim Novo Horizonte.

Serviço de excelência

A DAE já prepara, tal como ocorreu em 2021, a distribuição de novo material para a rede municipal de ensino com foco no consumo consciente, que terá o apoio do CIEMPI (Centro Internacional de Estudos, Memórias e Pesquisas da Infância) e da Unidade de Gestão de Educação (UGE), por meio do programa Escola Inovadora.

Além disso, no mês de março, a DAE distribui, junto com as contas de água, o Relatório Anual de Qualidade da Água, que traz detalhes sobre os processos de tratamento da água e do esgoto na cidade, além de dados sobre a qualidade.

Todas estas iniciativas estarão reunidas na nova campanha da empresa, criada para o Dia Mundial da Água. A campanha vai mostrar o trabalho realizado pelos servidores da DAE para manter um serviço de excelência comprovada, o que inclui, além de setores como o Laboratório de Controle de Qualidade e a ETA, o Mundo das Crianças e o Parque da Cidade.

Assessoria de Comunicação – DAE Jundiaí

Fotos: DAE Jundiaí

O lançamento do projeto EducaMundo é uma das ações que integra as comemorações do Dia Mundial da Água
Oficina Germinando é uma das novas atividades disponíveis na Casa da Árvore
Quiz Molhado nas fontes interativas, umas das brincadeiras que faz parte do EducaMundo
O Jogo da Água é um grande tabuleiro que ensina o uso consciente da água e garante a diversão da criançada


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/03/21/dae-comemora-dia-mundial-da-agua-com-acoes-educacionais/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original