Educação promove curso sobre alfabetização e produção de texto

Publicada em 22/03/2022 às 16:10

As formações para educadores da rede municipal de ensino são promovidas de modo permanente e visam capacitar e atualizar os profissionais para que possam aplicar o conteúdo com os estudantes. Nesta semana, a Unidade de Gestão de Educação (UGE), por meio do Departamento de Formação, promoveu a capacitação “Alfabetização em um contexto de letramento” e “Produção de Texto: Ler para escrever e escrever para ler”, ministrada pela professora Silvia Juhas.

Realizado no Auditório Elis Regina do Complexo Argos, o encontro reuniu os coordenadores pedagógicos do Ensino Fundamental. “São seis ciclos de formação, realizados de março a outubro, com três ações em cada um deles: formação assíncrona por meio de videoaulas, encontros síncronos para os coordenadores pedagógicos e propostas de atividades. A professora Silvia mora em Utah (EUA), mas sua estada no Brasil possibilitou a realização deste encontro presencial, que foi muito produtivo e carregado de troca de experiências”, comenta a diretora do Departamento de Formação, Sílvia Magalhães. 

DESCRIÇÃO DA IMAGEM
Em um auditório, pessoas estão sentadas. No palco está em pé um mulher de cabelos loiros, vestido. Na tela pode-se ler? 2º Encontro de coordenadores.
Encontro reuniu coordenadores do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino

Durante a formação, Silvia Juhas salientou sobre a ajuda que os coordenadores podem oferecer aos professores, principalmente neste momento de elaboração do planejamento. “É preciso saber onde o aluno está, aonde ele precisa chegar e qual caminho deve ser percorrido para alcançar esse objetivo”, comentou.

A formação para educadores do 1º e 2º anos tem como tema a alfabetização no contexto de letramento. As propostas que serão apresentadas contemplam tanto o ensino explícito das habilidades necessárias para a alfabetização, quanto os usos e práticas da língua e dos gêneros textuais nos diferentes campos de atuação. 

Para os profissionais dos 3ºs, 4ºs e 5ºs anos, serão discutidos os processos de construção de autoria e os caminhos para essa construção a partir de intervenções e de modelos oferecidos aos estudantes. As propostas e temas têm como principal objetivo a apresentação de diferentes possibilidades e estratégias para o desenvolvimento da competência escritora das crianças.

A formação permanente dos educadores é um dos três principais pilares do programa Escola Inovadora que, junto com a ambiência escolar, promovem a educação de boa qualidade ofertada e reconhecida no ensino municipal de Jundiaí.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/03/22/educacao-promove-curso-sobre-alfabetizacao-e-producao-de-texto/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original