Em momento histórico, Hospital São Vicente dá alta ao último paciente diagnosticado com Covid-19

Publicada em 22/03/2022 às 13:37

Esta terça-feira (22), é um marco histórico no enfrentamento a pandemia covid-19 para Jundiaí e região. A última paciente diagnosticada com a doença, internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV) recebeu alta do setor de isolamento nesta manhã. A paciente, de 84 anos, estava internada desde o dia 13 de março. A primeira internação ocorreu no dia 17 de março de 2020, há exatos dois anos e cinco dias.

Para marcar a retirada da placa de isolamento e a alta da paciente, foi escolhido o médico Frederico Michelino de Oliveira, diretor clínico do HSV, que viveu um desafio pessoal no enfrentamento à covid-19, chegando a ficar internado na UTI da instituição por 10 dias. Ao seu lado, outros profissionais que sempre estiveram na linha de frente, como o infectologista Marco Aurélio Cunha de Freitas; o médico reumatologista José Celso Cavalcanti Sarinho; a médica intensivista dra. Milena Leão; a clínica médica Marília Arcadipane; o médico de UTI Diego Almeida Carvalho e o superintendente do HSV, Matheus Gomes.

“Já aguardávamos há muito tempo por esse dia, que foi possível alcançar por conta do compartilhamento de responsabilidade entre a população e os profissionais da Saúde. Todos foram incansáveis ao longo dos últimos dois anos de pandemia. Importante dizer que, apesar do cenário positivo, seguimos com nosso olhar atento aos índices relativos ao coronavírus e, como acontece desde o princípio, contamos com o engajamento das pessoas para que pratiquem os cuidados necessários, mantenham suas vacinas em dia, de modo a garantir a segurança de todos”, comemorou o prefeito, Luiz Fernando Machado.

Com a saída da paciente, equipes fazem a limpeza e higienização do local

O gestor de Promoção da Saúde, Tiago Texera, também cumprimentou todos os envolvidos da sociedade para que este índice fosse possível. “Se Jundiaí pôde chegar a este feliz número de zero internação por Covid-19 no Hospital São Vicente foi graças a três pilares principais: à organização da Prefeitura e a disponibilização de uma estrutura adequada para o enfrentamento da maior pandemia em tempos modernos; à atuação e competência dos profissionais de Saúde; e, principalmente, à colaboração da comunidade jundiaiense, que não só fez a sua parte nas medidas sanitárias como aderiram à vacinação, trazendo como índice de cobertura para a cidade mais de 95% da população tendo se vacinado com pelo menos uma dose”.

Matheus Gomes reforçou que o hospital segue atento ao enfrentamento do vírus. “Este é um momento muito importante, são mais de dois anos de superação diária da pandemia. Mesmo com essa alta, o hospital manterá leitos de isolamento para eventual assistência a pacientes da doença. Já não precisamos mais de uma ala inteira, mas caso haja necessidade o hospital está preparado”.

No período mais crítico da pandemia, em abril de 2021, o HSV chegou a ficar com 258 leitos destinados a assistência de pacientes covid-19. Mais de 90% de sua capacidade total. Ao longo desses anos, mais de 3.800 pacientes tiveram suas vidas salvas pela equipe do São Vicente.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/03/22/em-momento-historico-hospital-sao-vicente-da-alta-ao-ultimo-paciente-diagnosticado-com-covid-19/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original