Plano de Desenvolvimento Local (PDL) revela melhora no ambiente empreendedor de Jundiaí

Publicada em 22/03/2022 às 16:23

Representantes da Prefeitura de Jundiaí, do Sebrae e a Governança, setor que inclui diferentes instituições que representam a indústria, comércio e serviços, participaram, nesta segunda-feira (21), de maneira virtual, da reunião de apresentação do diagnóstico da 1ª fase do PDL (Plano de Desenvolvimento Local), que tem como objetivo auxiliar a recuperação econômica, gerar postos de trabalho e elevar a competitividade entre micro e pequenas empresas de Jundiaí. O PDL faz parte das iniciativas do programa Jundiaí Empreendedora.

O diagnóstico apresentado pelo Sebrae destacou a melhora no ambiente empreendedor de Jundiaí em 55% após a execução de mais de 98 ações, em fase de acompanhamento dos trabalhos. Agora, uma nova reunião já foi marcada para o final de março, sobre o início da segunda fase do PDL.

“O programa Jundiaí Empreendedora é uma política de Estado e já é um remédio para problemas que nos foram apresentados. O PDL permite ao município uma atuação focada nos diversos segmentos da economia, preservando empresas e empregos, além de criar estímulos para o médio e longo prazos no ambiente econômico. Vamos avançar ao lado de parceiros importantes para estimular ainda mais o ambiente econômico de negócios e estimular o empreendedorismo na cidade”, afirmou o gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi.

Diagnóstico apresentado pelo Sebrae destacou a melhora no ambiente empreendedor de Jundiaí em 55% após a execução de mais de 98 ações

Responsável pela apresentação do diagnóstico, o gerente regional do Sebrae, Marcelo Paranzini, lembrou aos presentes que o PDL, em sua atual fase, busca não apenas identificar as necessidades da cidade, mas também trazer resultados para o ambiente empreendedor da cidade. “Melhoramos 55% o ambiente empreendedor da cidade neste primeiro ciclo do PDL e agora vamos para a segunda fase para melhorar ainda mais os resultados”, afirma.

Segundo o gestor de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Cristiano Lopes, a execução da agenda estratégica, para identificar e trazer soluções para diferentes segmentos da economia, tem sido produtiva e já dá resultados. “Graças ao trabalho do PDL que nos norteou, estamos trabalhando forte em três eixos – qualificação de pessoas, inovação e empreendedorismo local – e temos avançado muito. Criamos programas importantes como o Qualifica Jundiaí de qualificação profissional, o Campus Jundiaí de fomento à inovação e o Jundiaí Empreendedora, que tem feito a diferença e já apresentam resultados significativos”, afirmou.

O programa Qualifica Jundiaí proporciona a qualificação profissional das pessoas com a real chance de se recolocarem no mercado de trabalho – as empresas serão parceiras na formatação e na elaboração das capacitações baseada na real demanda das mesmas.

Desde setembro de 2021, com a publicação do decreto que criou o Ecossistema de Inovação – Campus Jundiaí, a cidade possui um novo modelo de incubação, identificando espaços públicos e de interesse público na cidade, para transformá-los em clusters de inovação, com capacidade para o desenvolvimento de novas tecnologias, coworking e incubação de startups de base tecnológica e de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), formando um Ecossistema de Inovação, associado ao Programa Jundiaí Cidade Inteligente. Uma pesquisa digital já está aberta para implantação de inovações no comércio e serviços da cidade e criação do primeiro polo na cidade.

Jundiaí Empreendedora virou política de Estado, com projeto de lei aprovado pela Câmara Municipal. Com a legislação, aprovada em dezembro, foram regulamentadas doze ferramentas que compõem o programa Jundiaí Empreendedora: Portal, Espaço Físico, coworking público, Acessa Jundiaí, Balcão Exporta+Jundiaí, Plano de Desenvolvimento Local, Rodadas de Negócios Internacional e Nacional, Fomento às Empresas Juniores, Sistema Jundiaí de Inovação, Qualifica Jundiaí, Jundiaí Empreendedora nas Comunidades e Selo Empresa Amiga dos Direitos Humanos.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/03/22/plano-de-desenvolvimento-local-pdl-revela-melhora-no-ambiente-empreendedor-de-jundiai/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original