Sistema Acesso Avançado agiliza e aumenta a efetividade dos atendimentos na Saúde
Publicada em 22/03/2022 às 10:58Para agilizar o atendimento à população nas unidades de Saúde de Jundiaí, já está sendo usado o novo sistema de agendamento chamado Acesso Avançado: um formato modernizado de organização de agenda em unidades de Atenção Primária à Saúde (APS), que prega a máxima ‘Faça hoje o trabalho de hoje!’. Ele busca ativamente reduzir a demanda reprimida de atendimentos, reduzir faltas e ampliar o acesso aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), com foco na agilidade e efetividade.
As unidades da Clínica da Família do Novo Horizonte e as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) dos bairros Jardim São Camilo, Jardim do Lago, Vila Hortolândia, Jardim Santa Gertrudes e a Clínica da Família II, no Almerinda Chaves, já contam com o modelo inovador de atendimento, que está em fase de expansão e deve alcançar demais localidades em breve.
O gestor da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), Tiago Texera, afirma que o novo modelo revolucionou o acesso aos serviços relacionados à Saúde. “Ele otimiza a entrada dos pacientes na atenção primária, que é a porta de entrada para os atendimentos e tem a capacidade de resolver cerca de 80% dos casos que chegam às unidades de Saúde”.
Segundo ele, o Acesso Avançado teve ótimos resultados e será expandido para ainda mais unidades. “Com isso, reduzimos significativamente o tempo de espera e promovemos um acesso qualificado e em tempo oportuno para atender todas as necessidades de saúde da nossa população”, completa.
O novo sistema é uma das formas atuais de prover o acesso na APS, que abrange a maioria da demanda por atendimentos do município, também conhecido por acesso aberto ou agendamento no mesmo dia. Esse modelo permite aos pacientes buscarem cuidados primários de saúde – com seus profissionais de referência, sejam eles médicos, enfermeiros, técnicos/auxiliares de enfermagem, entre outros – no momento de sua necessidade ou escolha.
O prefeito Luiz Fernando Machado comenta que este formato também proporciona um atendimento mais humanizado e com maior acessibilidade. “Além da nova ambiência, também há o acesso facilitado para pessoas com mobilidade reduzida e o agendamento ajuda a agilizar ainda mais o processo. Esse formato inclusive já rendeu prêmios para a Clínica da Família em 2019”, lembra.
Os modelos tradicionais de agendamento organizam, de maneira geral, os atendimentos para datas futuras e acaba por favorecer as faltas às consultas. Um dos objetivos do Acesso Avançado é justamente diminuir as abstenções e aumentar a eficiência das unidades de saúde.
No município de Jundiaí, esta organização de agendamento foi implantada inicialmente na Clínica da Família I Novo Horizonte, em dezembro de 2018. Atualmente, esse modelo é adotado em outros cinco pontos: Clínica da Família II Almerinda Chaves, UBS Santa Gertrudes, Nova UBS Jardim do Lago, Nova UBS São Camilo e UBS Hortolândia.
Na Clínica da Família Novo Horizonte, as faltas foram reduzidas, em três anos, de 24% para apenas 6%. Só no primeiro ano de implantação do Acesso Avançado, a oferta foi ampliada de 91.588 atendimentos em 2018 para 145.588 atendidos em 2019, um aumento de 62,86%.
De acordo com a Diretora do Departamento de Atenção Básica à Saúde, Andreia Pinto de Souza, essa mudança de modelo de acesso às UBS melhorou o tempo de resposta da demanda. “O que propicia que o cuidado seja ofertado em tempo oportuno, evitando maiores agravos aos usuários e possibilitando que a Atenção Primária consiga de fato realizar seu papel no campo da promoção de saúde”.
Segundo ela, também houve grande diminuição de absenteísmo, que gira em torno de 25% no acesso por agenda programática. “Dessa forma, potencializamos a presença do profissional na assistência”, afirma.
Cabe ressaltar ainda que, neste modelo, o agendamento programático é mantido apenas para gestantes e para a puericultura. Os demais casos não precisam agendar para a consulta na UBS. Basta comparecer, explicar a necessidade através do acolhimento e a equipe de saúde direcionará o usuário para o profissional mais habilitado para a resolução de sua demanda.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
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