Encontro on-line da Rede Urban95 discute a importância da integração dos serviços para a Infância
Publicada em 23/03/2022 às 14:44Representantes da Prefeitura de Jundiaí participaram, na manhã desta quarta-feira (23), a convite da Fundação Bernard van Leer no Brasil, do webinar “Trajetórias da primeira infância: um olhar integrado para os serviços”. Promovido pela Rede Urban95, da qual Jundiaí faz parte, e com condução do Centro de Criação de Imagem Popular (CECIP), o encontro contou com as participações de representantes de Municípios de diversos Estados.
Com o objetivo de apoiar os integrantes da Rede Urban95 na concepção e implementação de serviços para Primeira Infância, o encontro on-line discutiu a importância da intersetorialidade no fortalecimento de vínculos entre cuidadores e crianças e no enfrentamento de desafios para a garantia de direitos.
No município, as políticas públicas voltadas para a infância integram o programa municipal Cidade das Crianças. Além da Rede Urban95, Jundiaí também integra a Rede Latino-americana Cidade das Crianças e desenvolve projetos ligados à temática, como as campanhas Pé de Infância, Pé de Árvore e Pé de Ouvido. Em complemento, estabelece parcerias com diversas instituições como a Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, Instituo Alana e Allma Hub.
A representante da Fundação no Brasil, Claudia Vidigal, destacou a importância do encontro. “Todos os encontros são importantes, pois neles tratamos do planejamento urbanístico pensando na Infância. Mas o encontro de hoje é ainda mais especial, pois nele trataremos da importância da intersetorialidade e da articulação entre os serviços para o atendimento à criança. E propusemos o nome de ‘trajetória’, pois assim conseguimos colocar a criança no centro do diálogo e por se tratar de um caminho em construção e avanço”, comentou, dando as boas-vindas aos participantes.
As convidadas especiais da manhã para compartilhar suas experiências no segmento foram a economista e diretora do Instituto Opy, Heloisa Oliveira, que tratou do resgate histórico do papel da intersetorialidade na qualidade de vida e acesso a direitos; e Ana Sofia Costa, diretora geral de Políticas Estratégicas do programa pernambucano premiado Mãe Coruja.
A gestora da Unidade de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS), Maria Brant, ressaltou como a construção intersetorial já é uma preocupação da Prefeitura. ”O Plano Municipal da Primeira Infância (PMPI) traz, como maior riqueza, a preocupação com a construção intersetorial e esse foi o foco principal do encontro desta manhã. Isso é motivo de felicidade, pois atesta o comprometimento do governo do prefeito Luiz Fernando Machado, que tem acertado nas políticas implementadas, cujos principais beneficiários são as crianças e famílias do Município, enxergadas de forma integral”.
Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ
-
20/12/2024
Em Jundiaí, Programa Criança Feliz chega a 4.559 visitas em 2024
-
17/12/2024
Programa Família Acolhedora completa 15 anos com 117 crianças acolhidas
-
16/12/2024
Jundiaí ganha Casa Catavento, sede da Rede de Cidades das Crianças
-
16/12/2024
Alunos da EMEB Flórida Mestag vencem torneio de robótica do Sesi
Baixe as fotos desta notícia na resolução original