Prefeitura, faculdade e empresas de tecnologia discutem projetos para Cidade Inteligente

Publicada em 23/03/2022 às 09:49

A tecnologia como forma de melhorar a vida das pessoas. Foi essa proposta que moveu uma reunião entre representantes da Prefeitura de Jundiaí, da Facens (Faculdade de Engenharia de Sorocaba) e das empresas Claro e Siemens, ocorrida nesta terça-feira (22) no Paço Municipal. Durante o encontro, os participantes discutiram possíveis parcerias para projetos futuros envolvendo soluções de tecnologia para equipamentos e serviços públicos prestados em Jundiaí.

O Luiz Fernando, durante a reunião, ao lado de Ellis Menasce e de Regiane Relva, da Facens

“Ao avançarmos como uma smart city, queremos justamente usar a tecnologia para melhorar cada vez mais a qualidade de vida da nossa comunidade”, explicou o prefeito Luiz Fernando Machado. “Nosso trabalho busca pensar soluções a curto, médio e longo prazos, inclusive com uma agenda para 2030, em diferentes áreas como Educação, Mobilidade, Saúde e Infraestrutura.” O prefeito lembrou os presentes que a Prefeitura já tem um projeto de lei em andamento para preparar o município para receber a tecnologia 5G.

Durante a reunião, o gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi, detalhou alguns projetos que já estão sendo colocados em prática e outros em desenvolvimento. “Na Saúde, implantamos a teleinterconsulta; na Educação, temos um Fab Lab instalado no Complexo Argos; atualmente, está em andamento uma licitação para contratar um sistema de iluminação pública inteligente na cidade, além de criação do Campus Jundiaí para o desenvolvimento de projetos inovadores e estímulo ao conhecimento.”

Os representantes da Facens, da Claro e da Siemens foram convidados a contribuir com ideias inovadoras, através de parcerias. O diretor de mercado da IPFacens, Ellis Menasce, apresentou a estrutura e os trabalhos desenvolvidos pela faculdade, que possui o primeiro hub 5G do Brasil. “Queremos contribuir e ajudar a tornar Jundiaí uma cidade cada vez mais inteligente”, disse ele. Da instituição também esteve presente a diretora do Smart Lab Facens, Regiane Relva.

Da Claro, estiveram presentes a especialista em inovação Beon, Juliana Berganton; a gerente regional de vendas, Ana Lúcia Domiquili; e o gerente executivo, Carlos Meira. E, da Siemens, o engenheiro Roberto Fernandes.

Também estiveram na reunião o gestor de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Cristiano Lopes, o gestor adjunto de Governo, Jones Henrique Martins, a superintendente da TVTEC Jundiaí, Monica Gropelo, e a diretora da Unidade Central de Parcerias Estratégicas, Daniele Ruiz.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/03/23/prefeitura-faculdade-e-empresas-de-tecnologia-discutem-projetos-para-cidade-inteligente/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original