Projeto ‘Costura Solidária’ entrega mais de 25 mil aventais aos profissionais da Saúde
Publicada em 23/03/2022 às 18:09Lucília Ferreira Lima Gerônimo, de 63 anos, sabe da importância do trabalho realizado a cada peça finalizada. “Além da minha família, cada avental desse vai ajudar os médicos e enfermeiros, que tanto se dedicam para cuidar das pessoas que estão adoecidas”, disse. Residente no bairro Fazenda Grande, no Vetor Oeste da cidade, ela é uma das participantes do projeto ‘Costura Solidária’ que, nesta quarta-feira (23), entregou aventais em TNT aos profissionais de Saúde do Município. A entrega simbólica ocorreu no Pronto Atendimento da Vila Hortolândia.
Ao todo, foram confeccionadas 25.080 peças, entre janeiro e o início de março. A destinação é resultado da iniciativa que tem por coordenação o Grupo Sol da Cidadania e articulação da Rede Jundiaí de Cooperação, vinculada à Unidade de Gestão de Governo e Finanças (UGGF) da Prefeitura de Jundiaí.
Ao longo de seu desenvolvimento, o projeto contou com a infraestrutura do Fundo Social de Solidariedade (Funss), vinculado à Unidade de Gestão da Casa Civil (UGCC), que cedeu o espaço e o uso das máquinas industriais. “Receber o projeto ‘Costura Solidária’ é uma alegria para o Fundo Social, que é o lugar de fomento à geração de renda e emprego por meio da qualificação profissional gratuita. A iniciativa vem ao encontro dessa vocação e traz benefícios para todos”, afirmou a primeira-dama e presidente do Funss, Vanessa Machado.

A parceria da UGPS com a Santa Angela Urbanização e Construções Ltda., que doou o material e foi responsável pelo patrocínio da iniciativa, gerou renda para sete mulheres, selecionadas pela ONG, a partir da costura dos acessórios de proteção individual.
O gestor da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), Tiago Texera, agradeceu o envolvimento de todos no projeto. “Esta entrega de aventais para os profissionais da nossa rede municipal é uma forma de retribuir o cuidado que eles sempre dispenderam à sociedade, e sobre o qual a pandemia lançou luz para que nos déssemos ainda mais conta de sua importância e relevância. Em nome da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde agradecemos os parceiros e todos os demais envolvidos e esperamos que estas novas pessoas capacitadas continuem se dedicando à costura e consigam gerar renda a partir do que aprenderam”.
O presidente da empresa, Alexandre Benassi, também ressaltou a importância da iniciativa. “Para nós, da Construtora Santa Angela, é um dia muito especial. Estamos acompanhando o projeto de perto e é uma grande honra participar de mais uma entrega de aventais para os profissionais da Saúde. Este é um programa social sério, que oferece oportunidade para as mulheres beneficiadas pelo projeto e leva alento aos profissionais que, com tanta dedicação e carinho, cuidam das pessoas em momentos de aflição”. E acrescentou “Participar de mais uma entrega é muito gratificante para todos nós. Parabenizamos a Prefeitura de Jundiaí e o Fundo Social de Solidariedade que consegue, com tanta eficiência, aproximar as empresas socialmente responsáveis das organizações não-governamentais em busca de resultados tão positivos”, concluiu.
De acordo com o presidente do Grupo Sol da Cidadania, Ari Ribeiro, as participantes do projeto foram definidas por meio de um processo seletivo, promovido pela própria entidade, sendo requisito principal o conhecimento em costura em máquina overloque. “O Projeto Costura Solidária tem dupla importância. Ao mesmo tempo que fortalece a renda familiar de pessoas em situação de vulnerabilidade social, também colabora e apoia a rede pública de saúde e de ensino do município”, explicou.

Parcerias
O tecido utilizado, proveniente de doação da empresa Santa Angela Urbanização e Construções Ltda, foi, anteriormente, cortado em forma de avental pela empresa Liz. Já o transporte do tecido doado até Jundiaí foi realizado, também como doação, pela empresa Tombini & Cia Ltda.
“Por meio da união de esforços de diversos parceiros, o projeto ‘Costura Solidária’ permite não só a proteção dos profissionais de Saúde, que durante a pandemia demonstraram seu comprometimento com o serviço à sociedade, como também permitiu a geração de renda às pessoas em situação de vulnerabilidade no Município. Isso vai ao encontro dos esforços da Prefeitura, em garantir a proteção de seus cidadãos e fomentar o empreendedorismo”, comentou o gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi.
O ‘Costura Solidária’ também teve a colaboração da professora do Fundo Social, Marta de Souza Rodrigues, e de Rosana Tsurusawa, que, voluntariamente, estabeleceu uma padronização do serviço a partir de uma linha de produção, organizando o grupo de costureiras com a finalidade de cumprir a meta do projeto. As participantes também receberam vales-transportes, cedidos pela Unidade de Gestão de Desenvolvimento e Assistência Social (UGADS).

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
- 
				 31/10/2025 
				
					 Fundo Social entrega kits do projeto ‘Colo de Mãe’ para gestantes da UBS São Camilo Fundo Social entrega kits do projeto ‘Colo de Mãe’ para gestantes da UBS São Camilo
- 
				 30/10/2025 
				
					 Jundiaí realiza primeiro procedimento de congelamento do câncer de mama em estudo clínico pioneiro Jundiaí realiza primeiro procedimento de congelamento do câncer de mama em estudo clínico pioneiro
- 
				 30/10/2025 
				
					 Encontro ‘Mães que Iluminam’ convida mulheres a redescobrirem sua autoconfiança Encontro ‘Mães que Iluminam’ convida mulheres a redescobrirem sua autoconfiança
- 
				 28/10/2025 
				
					 Políticas públicas de Jundiaí voltadas à Infância inspiram quatro municípios paulistas Políticas públicas de Jundiaí voltadas à Infância inspiram quatro municípios paulistas
Baixe as fotos desta notícia na resolução original


