Projeto ‘Costura Solidária’ entrega mais de 25 mil aventais aos profissionais da Saúde

Publicada em 23/03/2022 às 18:09

Lucília Ferreira Lima Gerônimo, de 63 anos, sabe da importância do trabalho realizado a cada peça finalizada. “Além da minha família, cada avental desse vai ajudar os médicos e enfermeiros, que tanto se dedicam para cuidar das pessoas que estão adoecidas”, disse. Residente no bairro Fazenda Grande, no Vetor Oeste da cidade, ela é uma das participantes do projeto ‘Costura Solidária’ que, nesta quarta-feira (23), entregou aventais em TNT aos profissionais de Saúde do Município. A entrega simbólica ocorreu no Pronto Atendimento da Vila Hortolândia.

Ao todo, foram confeccionadas 25.080 peças, entre janeiro e o início de março. A destinação é resultado da iniciativa que tem por coordenação o Grupo Sol da Cidadania e articulação da Rede Jundiaí de Cooperação, vinculada à Unidade de Gestão de Governo e Finanças (UGGF) da Prefeitura de Jundiaí.

Ao longo de seu desenvolvimento, o projeto contou com a infraestrutura do Fundo Social de Solidariedade (Funss), vinculado à Unidade de Gestão da Casa Civil (UGCC), que cedeu o espaço e o uso das máquinas industriais. “Receber o projeto ‘Costura Solidária’ é uma alegria para o Fundo Social, que é o lugar de fomento à geração de renda e emprego por meio da qualificação profissional gratuita. A iniciativa vem ao encontro dessa vocação e traz benefícios para todos”, afirmou a primeira-dama e presidente do Funss, Vanessa Machado.

A entrega simbólica aos profissionais foi realizada na tarde desta quarta-feira (23), no Pronto Atendimento da Vila Hortolândia

A parceria da UGPS com a Santa Angela Urbanização e Construções Ltda., que doou o material e foi responsável pelo patrocínio da iniciativa, gerou renda para sete mulheres, selecionadas pela ONG, a partir da costura dos acessórios de proteção individual.

O gestor da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), Tiago Texera, agradeceu o envolvimento de todos no projeto. “Esta entrega de aventais para os profissionais da nossa rede municipal é uma forma de retribuir o cuidado que eles sempre dispenderam à sociedade, e sobre o qual a pandemia lançou luz para que nos déssemos ainda mais conta de sua importância e relevância. Em nome da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde agradecemos os parceiros e todos os demais envolvidos e esperamos que estas novas pessoas capacitadas continuem se dedicando à costura e consigam gerar renda a partir do que aprenderam”.

O presidente da empresa, Alexandre Benassi, também ressaltou a importância da iniciativa. “Para nós, da Construtora Santa Angela, é um dia muito especial. Estamos acompanhando o projeto de perto e é uma grande honra participar de mais uma entrega de aventais para os profissionais da Saúde. Este é um programa social sério, que oferece oportunidade para as mulheres beneficiadas pelo projeto e leva alento aos profissionais que, com tanta dedicação e carinho, cuidam das pessoas em momentos de aflição”. E acrescentou “Participar de mais uma entrega é muito gratificante para todos nós. Parabenizamos a Prefeitura de Jundiaí e o Fundo Social de Solidariedade que consegue, com tanta eficiência, aproximar as empresas socialmente responsáveis das organizações não-governamentais em busca de resultados tão positivos”, concluiu.

De acordo com o presidente do Grupo Sol da Cidadania, Ari Ribeiro, as participantes do projeto foram definidas por meio de um processo seletivo, promovido pela própria entidade, sendo requisito principal o conhecimento em costura em máquina overloque. “O Projeto Costura Solidária tem dupla importância. Ao mesmo tempo que fortalece a renda familiar de pessoas em situação de vulnerabilidade social, também colabora e apoia a rede pública de saúde e de ensino do município”, explicou.

A moradora do Fazenda Grande Lucília Gerônimo foi uma das participantes da turma

Parcerias
O tecido utilizado, proveniente de doação da empresa Santa Angela Urbanização e Construções Ltda, foi, anteriormente, cortado em forma de avental pela empresa Liz. Já o transporte do tecido doado até Jundiaí foi realizado, também como doação, pela empresa Tombini & Cia Ltda.

“Por meio da união de esforços de diversos parceiros, o projeto ‘Costura Solidária’ permite não só a proteção dos profissionais de Saúde, que durante a pandemia demonstraram seu comprometimento com o serviço à sociedade, como também permitiu a geração de renda às pessoas em situação de vulnerabilidade no Município. Isso vai ao encontro dos esforços da Prefeitura, em garantir a proteção de seus cidadãos e fomentar o empreendedorismo”, comentou o gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi.

O ‘Costura Solidária’ também teve a colaboração da professora do Fundo Social, Marta de Souza Rodrigues, e de Rosana Tsurusawa, que, voluntariamente, estabeleceu uma padronização do serviço a partir de uma linha de produção, organizando o grupo de costureiras com a finalidade de cumprir a meta do projeto. As participantes também receberam vales-transportes, cedidos pela Unidade de Gestão de Desenvolvimento e Assistência Social (UGADS).

Ao todo, foram confeccionadas 25.080 peças, entre janeiro e o início de março

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/03/23/projeto-costura-solidaria-entrega-mais-de-25-mil-aventais-aos-profissionais-da-saude/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original