Projeto “Olhos da Serra” é apresentado à população no Dia da Água

Publicada em 23/03/2022 às 12:49

O projeto “Olhos da Serra” foi apresentado à população, nesta terça-feira (22), em evento ocorrido no Centro de Referências em Educação Ambiental (Cream), que também comemorou o Dia da Água. Na ocasião, estiveram presentes autoridades e o público em geral. Entre as autoridades, o prefeito Luiz Fernando Machado e o presidente do Consórcio PCJ e prefeito de Limeira, Mário Botion.

O objetivo do “Olhos da Serra” é conservar 2.071 hectares da Serra do Japi, com ações de mapeamento de satélite, monitoramento por câmeras e placas de sensibilização e conscientização espalhadas por pontos estratégicos da região, bem como atividades de educomunicação com a comunidade.

Luiz Fernando, André Porto e Mário Botion durante o evento, ocorrido no Cream

“Todos nós fazemos parte da construção de uma boa sociedade e o que vemos aqui, com um projeto que une a sociedade civil, órgãos públicos e privados, é a melhor demonstração de como trabalhar unindo forças para o bem da comunidade e do meio ambiente”, declarou Luiz Fernando, durante a abertura do evento, que teve transmissão ao vivo para a internet.

O projeto está sendo conduzido pelo Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Consórcio PCJ) e a Associação dos Amigos dos Bairros de Santa Clara, Vargem Grande, Caguassu e Paiol Velho (SAB Santa Clara), com o patrocínio da Coca-Cola Foundation e da Global Environment & Technology Foundation (GETF). Também apoiam a iniciativa a Prefeitura Municipal de Jundiaí, a Coca-Cola FEMSA Brasil, a Coca-Cola Brasil, a Fundação Serra do Japi, a Guarda Municipal, a CIJUN, a Defesa Civil e a DAE Jundiaí.

“A iniciativa privada, neste caso a Coca-Cola, vai acompanhar de perto se os recursos estão sendo bem aplicados e, com o sucesso desse projeto, temos certeza que a empresa poderá repetir a experiência em outros locais do Brasil”, opinou Botion. “Estamos aqui colocando em prática um projeto que trará benefícios para toda a sociedade, visando a segurança hídrica”, informou André Porto, da Coca-Cola FEMSA Brasil. Também estiveram no evento a presidente da SAB Santa Clara, Hanah Traldi, e a superintendente da Fundação Serra do Japi, Vânia Plaza Nunes, que deu uma palestra sobre a serra.

Projeções de luz
Para comemorar o Dia da Água, foram realizadas projeções de luz em cinco pontos diferentes da cidade: Departamento de Água e Esgoto (DAE), Igreja Santa Clara, Igreja Nossa Senhora do Desterro (Matriz), Paço Municipal e no Maxi Shopping Jundiaí. As projeções foram produzidas pelos artistas Carla Candiotto e Rodrigo Matheus, do Espaço Japi Meio Ambiente e Cultura.

Projeção de luzes feita na noite de terça (22) no Paço Municipal de Jundiaí

Assessoria de Imprensa
Foto: fotógrafo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/03/23/projeto-olhos-da-serra-e-apresentado-a-populacao-no-dia-da-agua/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original