Programa Jundiaí Lugar de Alimento Seguro gera redução de custos para produtor rural
Publicada em 30/03/2022 às 17:35Em Jundiaí, as políticas públicas voltadas para o produtor rural são diversificadas e estão em consonância com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Entre as ações promovidas por meio da Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT) está o programa Jundiaí, Lugar de Alimento Seguro, que apresenta resultados positivos para os participantes.
Exemplo é o produtor de uvas do Caxambu, Paulo Sérgio de Castro, que após ingressar no programa Aplique Bem, realizado em parceria com a UGAAT e o Centro de Engenharia e Automação do Instituto Agronômico (CEI/IAC) e parceria da Associação Agrícola de Jundiaí e do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, constatou a redução no uso de insumos na plantação.
“Recebi três visitas do pessoal para treinamento e avaliação do equipamento com a orientação para a substituição de algumas peças do maquinário. Aprender como aplicar melhor os produtos e a manutenção correta resultaram em uma redução de 50% no consumo de água, horas de serviço e de defensivo agrícolas. Além dessa economia, na colheita deste ano também percebi uma grande melhora na qualidade dos cachos de uva. Estou muito feliz com o resultado do programa”, conta o agricultor.
Douglas Carmanhan, instrutor do Programa Aplique Bem, entregou, após a reavaliação dos equipamentos, o Selo de Certificação de Máquinas, que fica no maquinário. “A avaliação segue a NBR ISO 16.122, que gerou um relatório que foi enviado ao produtor com os pontos que precisavam de readequação. Na reavaliação, constatamos que tudo foi sanado e o equipamento foi certificado”, comentou.
O programa Aplique Bem ensina os trabalhadores agrícolas a maneira de utilizar os defensivos, incluindo a sua aplicação e o uso dos pulverizadores. “Sem custo para o produtor, a parceria entre a UPL Open AG e o CEA/IAC, utiliza os chamados “Tech Móveis”. O Aplique Bem ajuda na redução de perdas na aplicação, na exposição do trabalhador ao agroquímico, diminui os riscos de contaminação ao Meio Ambiente e alimentos e maximiza os benefícios de uma aplicação correta e racional dos produtos, como vemos no exemplo da produção do Paulo Sérgio”, confirma a diretora do Departamento de Agronegócio, Isabel Harder.
O programa “Jundiaí, Lugar de Alimento Seguro”, tem o objetivo de ampliar as ações que visam elevar a segurança dos alimentos que chegam ao consumidor, mediante capacitação, treinamento, auditorias e pesquisas participativas oferecidas aos agricultores. “Jundiaí valoriza o produtor rural e o governo municipal oferece diversos programas gratuitos que beneficiam o agricultor e também promovem a preservação do meio ambiente”, lembra o gestor da UGAAT, Eduardo Alvarez.
O produtor interessado em participar desse e de outros programas pode entrar em contato pelos telefones 4589-8581/8872 ou pelo e-mail agronegocio@jundiai.sp.gov.br.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação
-
28/11/2024
População pode participar da Pesquisa On-line de Percepção do Turismo
-
27/11/2024
Credenciamento para expositores da Festa da Uva 2025 vai até sexta (29)
-
27/11/2024
Com desfile no Polytheama, Corte da Uva 2025 é eleita
-
26/11/2024
Produtores podem se inscrever no programa de incentivo econômico até sexta (29)
Baixe as fotos desta notícia na resolução original