Arboviroses: Eliminação de criadouros é essencial para evitar novos casos

Publicada em 31/03/2022 às 12:04

As equipes da Vigilância em Saúde Ambiental (Visam), da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), estão nas ruas com o trabalho intensificado contra as arboviroses. Com as investigações epidemiológicas e orientação nos bairros com ocorrência, os técnicos indicam a eliminação de possíveis criadouros de mosquitos Aedes aegypti que são os transmissores de dengue, zika e chikungunya, além da febre amarela.

De acordo com dados do boletim epidemiológico disponibilizado em 30 de março, a cidade contabiliza 25 casos autóctones entre 1º de janeiro a 30 de março. No mesmo período do ano anterior, o número era de 32 casos. Apesar da redução de pouco mais de 20% em relação ao período passado, os cuidados devem ser redobrados.

Mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya precisam de água parada para a reprodução; eliminar criadouros é essencial

“Historicamente, este é o período de intensificação na transmissão dos casos, já que as pessoas retornaram das férias, viagens e o período das chuvas está se encerrando. Tivemos um crescimento entre fevereiro para março, por isso, as pessoas precisam manter os cuidados com as residências, onde são encontrados mais de 80% dos criadouros”, detalha a biomédica da Visam, Ana Lúcia de Castro Silva.

Cuidados

Conforme a orientação da biomédica, os cuidados contra a disseminação das doenças são os já conhecidos pela população:

  • Eliminar objetos que possam acumular água;
  • Manter calhas desobstruídas e ralos fechados;
  • Guardar pneus e garrafas em ambiente coberto para evitar acúmulo de água;
  • Higienizar as vasilhas de água dos animais de estimação;
  • Manter as caixas d´água tampadas;
  • Eliminar pratos de plantas.

Assessoria de Imprensa


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/03/31/arboviroses-eliminacao-de-criadouros-e-essencial-para-evitar-novos-casos/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original