Prefeitura define ações da Operação Noites Frias para este ano

Publicada em 31/03/2022 às 17:25

A Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS) já definiu as diretrizes da Operação Noites Frias para a busca ativa e oferta de pernoite a pessoas em situação de rua durante o período de temperaturas mais baixas, principalmente quando a previsão é inferior a 13°C ao longo da noite.

Nesse período, a UGADS incrementa o serviço de busca ativa nas ruas, com atuação conjunta das equipes do Centro Pop juntamente com as do Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS), que desde o início do ano já atua 24 horas por dia. Também atuam nas abordagens as equipes da Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ) e do Consultório na Rua da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS).

Também há incremento, sem aumento de custos para os cofres municipais, da disponibilidade de vagas nos abrigos dos quais a Prefeitura compra vagas. Mensalmente, são custeadas 100 vagas para pernoites em organizações da sociedade civil (OSC) – Casa Santa Marta, Serviço de Obras Sociais (SOS) e SOS Cristão -, nas modalidades de pernoite de casa de passagem, abrigo e república, que disponibilizam mais camas nesse período, conforme demanda.

“A atuação da Rede Pop Rua visa ao referenciamento dessas pessoas em situação de rua, com o objetivo de realizar a escuta qualificada, entender suas demandas e oferecer as vagas conforme o perfil de cada um e seu plano individual para saída das ruas. Durante a Operação o foco torna-se a proteção de vida e garantia de sobrevivência. Por isso, as equipes preocupam-se principalmente em acolher e destinar para uma vaga e, em seguida, realizar a escuta”, explica o diretor do Departamento de Proteção Social Especial da UGADS, Luiz Guilherme Camargo.

Cobertores adquiridos são destinados aos abrigos e à oferta para quem recusar o abrigamento

Para este período, a UGADS já adquiriu mais de quatro mil cobertores, para uso nos abrigos e para a oferta de abordados que recusam o acolhimento. Também foram adquiridos itens de higiene pessoal, itens para alimentação, colchões e travesseiros.

No ano passado, a Operação foi acionada em 53 noites, entre os meses de maio e agosto. Nesse período, foram realizados 3.859 acolhimentos, de 668 pessoas diferentes. Nesse período, 50% dos abordados informaram estar em Jundiaí a menos de um mês e outros 11% há menos de três meses. Durante a Operação, 581 deles aceitaram recâmbio para o Município de origem – ao longo do ano esse número ultrapassou os mil aceites.

O atendimento 24h por dia do SEAS pode ser acionado pelo telefone (11) 98531-0146. Casos em que for identificada intoxicação ou ocorrências mais graves, o SAMU poderá ser acionado pelo telefone 192, e, em caso de violência, poderá ser acionado ainda o 153 da GMJ.

Foco da atuação das equipes no período é a garantia de sobrevivência

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/03/31/prefeitura-define-acoes-da-operacao-noites-frias-para-este-ano/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original