Apresentação do prognóstico do Plano da Mata Atlântica e Cerrado é nesta terça-feira (5)

Publicada em 02/04/2022 às 09:13

O Plano de Conservação da Mata Atlântica e Cerrado avança mais uma etapa. Na terça-feira (5), das 9h às 11h, a Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA) irá apresentar, em ambiente virtual, o prognóstico do estudo.

Em fevereiro foi promovida a apresentação do diagnóstico ao Grupo Técnico e o documento disponibilizado para consulta pública. “O prognóstico é um importante passo. A partir da situação atual, apresentada no diagnóstico, teremos uma visão do cenário futuro, que nos permitirá formular ações que visem à proteção e restauração dos remanescentes de Mata Atlântica e Cerrado em Jundiaí”, explica o diretor do Departamento de Meio Ambiente, Wagner de Paiva.

O prognóstico irá apresentar as estratégias para chegar ao objetivo do Plano, que é a conservação e recuperação da Mata Atlântica e do Cerrado na cidade. Cada estratégia se desdobrará em um conjunto de ações tanto de caráter corretivo, quanto preventivo. “Esse planejamento é importante para garantir a efetividade da implementação do Plano”, afirma Wagner.

DESCRIÇÃO DA IMAGEM
Imagem aérea da cidade, na qual pode-se avistar prédios, casas, represa ao lado esquerdo da foto, corredores de árvores e de área verde
População pode ajudar com sugestão de conservação ou ampliação de áreas verdes nos espaços da cidade

O gestor da UGPUMA, Sinésio Scarabello Filho, destaca a importância da população na formulação do Plano. “A construção coletiva fortalece a elaboração do Plano. Queremos ouvir os munícipes que, certamente, têm muito a contribuir, pois podem indicar e propor ações que visem melhorar o estado de conservação ou ampliação das áreas verdes com função social, principalmente em espaços próximos da moradia, trabalho, escola, entre outros”, salienta.

Além da população, o Plano conta com a participação do Conselho Municipal de Meio Ambiente (Comdema), responsável pela aprovação do trabalho. O Grupo de Trabalho é composto por representantes da sociedade civil e da administração municipal, instituído por meio da Portaria 24/2022.

O Plano atende à Lei Federal nº 11.428/06 e a Lei Estadual nº 13.550/09, à exigência do Programa Município Verde Azul.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/04/02/apresentacao-do-prognostico-do-plano-da-mata-atlantica-e-cerrado-e-nesta-terca-feira-5/