Clínica da Família Hortolândia recebe instalação de sistema para o ar-condicionado

Publicada em 05/04/2022 às 10:01

As obras no prédio da Clínica da Família Hortolândia, que tem previsão de inauguração no segundo semestre deste ano, seguem com a instalação do sistema para possibilitar a instalação de aparelhos de ar-condicionado do ambiente e os demais complementos estruturais como pintura e detalhes de instalação. Com dois pavimentos e 1,5 mil m² de construção, o prédio abrigará atendimento de Atenção Básica, na Clínica da Família e Urgência e Emergência no pavimento térreo, com o Pronto Atendimento 12h. O investimento completo no espaço será de R$ 5,8 milhões para a construção e mobiliário do serviço que irá ofertar consultas, exames e procedimentos para mais de 100 mil pessoas. O complexo de Saúde ainda contará com a Casa de Apoio, que tem as obras em andamento e terão investimento de R$ 940 mil.

“O modelo Clínica da Família é consagrado em Jundiaí. Implantado no Jardim Novo Horizonte com sucesso reconhecido nacionalmente pela resolutividade que oferece com exames e consultas para urgência e promoção da saúde, sem sair do território. O sistema humanizado e resolutivo será replicado na Vila Hortolândia”, detalha o prefeito Luiz Fernando Machado.

No momento, a obra está em fase de licitação do sistema de ar-condicionado, que fará a climatização dos pavimentos, com controle central e específico para o ambiente de Saúde. “O prédio reúne atendimento resolutivo em um espaço adequado, humanizado, com a ambiência e acessibilidade total, além dos programas Posso Ajudar e Guardião da Saúde que vão garantir a excelência no serviço. A regionalização do atendimento de Atenção Básica e Urgência e Emergência, que será empregada com a implementação do Pronto Atendimento integrado à Clínica da Família, amplia a oferta de serviços para toda a população”, explica o gestor da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) Tiago Texera.

“O modelo de atendimento na Atenção Básica é baseado na Estratégia de Saúde da Família (ESF), com seis equipes completas para o cuidado referenciado para 30 mil vidas. Outra facilidade que o modelo oferece para a população é o atendimento da demanda em saúde em, no máximo, 48 horas, sem a necessidade de agendamento”, destaca o gestor, ressaltando que a oferta de exames no local, e o diferencial de contar com um ortopedista, proporcionará à Clínica da Família a resolutividade de 80% das demandas e, para o Pronto Atendimento, 95%.

Descrição da Imagem: dois trabalhadores fazem a instalação de dutos de ventilação na Clínica da Família da Vila Hortolândia. Tubulações em metal são aparafusadas  para serem instaladas no teto do prédio, em corredor
Instalação de dutos de ventilação para o sistema de ar-condicionado é feita no prédio da Clínica da Família Vila Hortolândia

Para completar o atendimento da Clínica da Família, a Unidade de Apoio – que agregará todo o amparo logístico e atividades complementares o ao complexo – oferecerá a descentralização do atendimento de em farmácia com a dispensação de medicamentos, inclusive psicotrópicos e insumos para diabéticos. O serviço também contará com farmacêutico para a orientação específica. Desta forma, os moradores na região da Hortolândia, que precisam dessas medicações a oferta na porta de casa.

Além da construção da Vila Hortolândia, ainda está em andamento a construção de complexo semelhante na Ponte São João, com Clínica da Família e Pronto Atendimento, com mais de 20% de do prédio já executado. O serviço terá o atendimento à população das regiões Leste e Sul, totalizando cerca de 100 mil vidas.

Em fase de finalização de projeto, o Centro Médico de Especialidades Diagnósticas e Pronto Atendimento da Vila Progresso. Semelhante ao Ambulatório Médico de Especialidades (AME), o espaço do ambulatório tem a proposta de atendimento centralizado, com consultas médicas especializadas, exames, terapias e pequenas cirurgias.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/04/05/clinica-da-familia-hortolandia-recebe-instalacao-de-sistema-para-o-ar-condicionado/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original