Crianças ajudam no plantio de horta das futuras instalações do NAA no Novo Horizonte

Publicada em 05/04/2022 às 10:00

As crianças do bairro Novo Horizonte e que poderão ser assistidas pelo Núcleo de Apoio à Aprendizagem (NAA) descentralizado, estão participando das etapas finais para a entrega do espaço, que será realizada no fim deste mês.

A horta faz parte do programa Inova na Horta, realizado pelo Departamento de Alimentação e Nutrição (DAN), da Unidade de Gestão de Educação. “Essa é uma ação do programa Escola Inovadora, que leva a produção de PANC (Plantas Alimentícias Não Convencionais para as escolas e espaços educacionais”, explica a diretora do DAN, Maria Ângela Delgado. 

A horta recebe mudas como jambu, diversas espécies de manjericão, capim santo, melissa, vinagreira, pipicha, nirá, hortelã do norte, carqueja doce, além das tradicionais alface, coentro, rúcula, entre outras.

Com as mãos na terra e com conhecimento no processo, Maria Flor da Silva, 5 anos, moradora do Novo Horizonte e estudante da EMEB Fátima Pandolpho, foi uma das crianças que participou do plantio. “Eu aprendi como plantar na escola. Gosto de mexer na horta”, contou a pequena estudante.

DESCRIÇÃO DA IMAGEM:
Homem, criança menina e mulher mexem em uma horta em formato circular. A criança está com uma muda de planta nas mãos.
Silvio, Maria Flor e Erica fazem o plantio de mudas na horta do NAA

Maria Flor estava acompanhada da mãe, Hevelyn Silva de Souza, que contou que a filha gosta de trabalhos manuais e de atividades na horta. “Na escola ela já ajudou a plantar rabanete, inclusive tivemos que comprar para ela comer em casa. Ela não gostou, mas quis experimentar, isso é importante. Gostei dessa ação da horta aqui perto de casa”, comentou. 

O trabalho foi acompanhado pelos coordenadores do Inova Horta Erica Campos e Silvio Grillo. “Além de trabalhar com a mão na massa na horta, o programa também atua com alfabetização, escrita com a produção e leitura das placas, por exemplo. Para as crianças com defasagem, esse é um estímulo muito importante”, contou Erica.

O projeto do Inova na Horta visa ampliar o conhecimento das crianças sobre as ciências naturais. PANC e meio ambiente. “Com o Inova na Horta incentivamos o consumo de alimentos naturais e das plantas não convencionais, que apresentam excelentes valores nutricionais e preços mais acessíveis, além de promover uma alimentação mais saudável”, comenta a gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques. 

O NAA recebe as últimas intervenções e reparos para a inauguração que está prevista para ser realizada no fim de abril.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/04/05/criancas-ajudam-no-plantio-de-horta-das-futuras-instalacoes-do-naa-no-novo-horizonte/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original