Escola Inovadora: telas interativas chegam nas escolas do Ensino Fundamental

Publicada em 06/04/2022 às 17:04

As aulas das escolas da rede municipal de ensino de Jundiaí, no ano letivo de 2022, estão diferentes com a chegada de tecnologias educacionais digitais. São tablets, chromebooks usados a favor da aprendizagem e da educação híbrida, que agora ganham um novo equipamento, as telas interativas. O prefeito Luiz Fernando Machado esteve nessa quarta-feira (6), na EMEB Professor Geraldo Pinto Duarte Paes, no Jardim Ermida, para acompanhar o uso do equipamento. 

As telas interativas são touchscreen, utilizam o sistema Android e permitem que os professores possam utilizá-las para pesquisas, para escrever como em um quadro branco, apresentar vídeos, fotos, arquivos, acessar a internet para utilizar materiais de apoio e até mesmo espelhar atividades de outros equipamentos móveis como os chromebooks e tablets.

“As telas somam às tecnologias educacionais digitais já entregues neste ano e são recursos que vão ampliar o interesse dos estudantes aos conteúdos. Em Jundiaí,  estamos implantando a educação  híbrida, que faz o uso das tecnologias digitais com aprendizado dentro e fora das escolas e dentro e fora das salas de aula, tudo com interação e atuação em meio à natureza, nos espaços abertos, por meio do desemparedamento da escola”, comentou o prefeito Luiz Fernando Machado.

DESCRIÇÃO DA IMAGEM
Em uma sala de aula, estudantes estão sentados em carteira com notebooks nas mesas. Na frente da sala há adultos e o outras crianças. As crianças estão em frente a uma tela interativa, que se assemelha a uma televisão.
Telas interativas fazem parte das tecnologias educacionais do programa Escola Inovadora

Ao chegar, o prefeito foi recepcionado por um grupo de estudantes, que apresentou os projetos e a própria escola. Marina de Almeida, 10 anos,  uma das alunas do grupo: “Eu achei super legal que o prefeito conheceu mais sobre a nossa escola. Eu ensaiei muito para apresentar e recepcionar o prefeito para tudo sair bem. Mostrei para ele o jornal da escola que teve início em 2014”, contou com alegria.

Na EMEB Prof. Geraldo Pinto Duarte Paes, professores e estudantes aprovaram o novo equipamento disponível. “Já trouxemos a tela para a sala de aula e os alunos estão amando porque este é o mundo deles, tecnológico. Colocamos junto os chromebooks e percebemos que as crianças estão mais participativas, interessadas e têm uma ferramenta de pesquisa nas mãos, o que gera mais vontade em participar e estar ativo. Todos querem utilizar e fazer o uso da tela”, contou a professora do 5º ano C, Gleice Monteiro que propôs uma atividade de paragrafação, corrigindo um texto com a pontuação correta.

Para os estudantes, a tela interativa trouxe mais facilidade para a aprendizagem. “Ela (tela) é muito boa, ficou  mais fácil e simples para aprender e é bem legal. Já fizemos atividades de texto, contas e problemas para resolver. O futuro vai ser bem tecnológico”, contou Yago Azevedo, 10 anos.

Para a aquisição das telas, a Unidade de Educação fez o investimento de R$ 1,7 milhão. São 68 telas interativas, destinadas a 49 escolas do Ensino Fundamental. A quantidade de telas por unidade escolar leva em conta o número de alunos e turmas.

DESCRIÇÃO DA IMAGEM
no foco, uma garoto, com uniforme branco e azul, ela está sentada em uma carteira, onde esta apoiado um computador. Ela está em uma sala de aula, com outros estudantes e há adultos ao fundo
Estudantes acompanham a atividades pelos chromebooks

A gestora adjunta da Unidade de Educação, Tânia do Amaral Gurgel, falou sobre a importância dos novos equipamentos. “Hoje é uma satisfação muito grande ver o início do uso das telas interativas. É uma ferramenta tecnológica que ajuda na aprendizagem,  alinhada ao currículo jundiaiense para que as crianças possam aprender de forma significativa e prazerosa, fazer pesquisas, além de trabalhar cientificamente os conteúdos. É mais uma ação do programa Escola Inovadora para aprimorar a educação de boa qualidade já oferecida na rede municipal de ensino”, concluiu.

Para o ano letivo de 2022, o programa Escola Inovadora fez o investimento de R$ 12 milhões em tecnologias educacionais como chromebooks, tabtlets para o Atendimento Educacional Especializado, programa Estudo é Tudo”, estudantes beneficiários do Auxílio Brasil, equipamentos para linguagem de programação desplugada para a Educação Infantil II (Rob), jogos em libras e material de cultura maker.

A visita à EMEB Geraldo Pinto Duarte Paes foi acompanhada pelo vice-prefeito, Gustavo Martinelli, gestores de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi, de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Cristiano Lopes, vereador Antonio Carlos Albino e equipe técnica da Unidade de Educação.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/04/06/escola-inovadora-telas-interativas-chegam-nas-escolas-do-ensino-fundamental/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original