Prefeitos apresentam plano de integração da rede hospitalar da RMJ para Secretaria de Estado da Saúde
Publicada em 06/04/2022 às 08:30Em reunião na Secretaria de Saúde do Estado, prefeitos da Região Metropolitana de Jundiaí apresentaram uma proposta de integração da atenção hospitalar, com a reestruturação da rede de urgência e emergência, e também pleitearam o aumento do atendimento em saúde nos diferentes equipamentos públicos da Região, incluindo a ampliação do número de cirurgias eletivas no Hospital Regional através do projeto “Corujão da Cirurgia Eletiva”, bem como a possibilidade de otimização de hospitais como nas cidades de Campo Limpo Paulista e Louveira, por exemplo.

Também foi apresentada a ampliação de leitos de UTI adulto de alta complexidade na Região, sendo 29 no Hospital São Vicente (totalizando 60) e dez novos no Hospital de Clínica de Campo Limpo Paulista, leitos de cuidado prolongado na Santa Casa de Louveira, além da manutenção do recurso do programa Pró-Santa Casa para alguns municípios. Da Prefeitura de Jundiaí estiveram presentes o prefeito Luiz Fernando Machado, o gestor de Saúde, Tiago Teixeira, e o gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi.
“Essa reunião tem o objetivo de fortalecer a rede hospitalar da Região Metropolitana, de modo a buscar celeridade para a realização de cirurgias eletivas”, declarou o prefeito Luiz Fernando. “Queremos potencializar esses equipamentos, como o Hospital Regional, que pode contribuir mais e por consequência nos ajudar a diminuir os gargalos de outros espaços de Saúde.”
Em sua apresentação do plano para fortalecer a Saúde da Região, Texera detalhou as necessidades de ação a curto prazo, como aumento das cirurgias eletivas para especialidades como geral, urologia, cirurgia plástica, ortopedia e cabeça e pescoço. Também foi solicitado o aumento de cateterismo cardíaco e oferta de cirurgia cardíaca.

Após ouvir a apresentação do planejamento de organização e reestruturação da rede hospitalar, o secretário executivo de Saúde do Estado, Eduardo Ribeiro, declarou que nos próximos 15 será realizada a proposta orçamentária para contemplar o pleito e em seguida ocorrerá a busca por recursos. “Os municípios da RMJ demonstraram grande união em pautas de interesse coletivo, o que pôde ser visto também durante a pandemia”, declarou.
Também estiveram presentes os prefeitos de Campo Limpo Paulista, Luiz Antonio Braz, de Louveira, Estanislau Steck, de Jarinu, Debora Prado, de Várzea Paulista, Rodolfo Braga, e o vice-prefeito de Itupeva, Alexandre Mustafa.
Assessoria de Imprensa
Foto: fotógrafo PMJ
-
21/02/2025
Prefeitura de Jundiaí recebe emenda parlamentar de R$ 300 mil para investimentos na saúde
-
03/02/2025
Prefeitura e Câmara se reúnem para alinhar ações e prioridades para Jundiaí
-
22/01/2025
Altas temperaturas ligam alerta para cuidados redobrados com a saúde
-
19/01/2025
Consultório Avançado de Saúde facilita acesso à saúde para moradores da zona rural de Jundiaí