Edição especial de retomada da Sexta no Centro agita a Praça do Coreto e abre a programação do 24º Enredança
Publicada em 08/04/2022 às 19:40Com clima de grande expectativa por parte dos participantes, as Unidades de Gestão de Cultura (UGC) e de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT) retomaram no fim de tarde desta sexta-feira (08) a programação da Sexta no Centro na Praça Marechal Floriano Peixoto, a Praça do Coreto. A ação de retomada marca também a abertura oficial do 24º festival Enredança, que também volta a ser presencial este ano, com programação até o dia 24 de abril.
A abertura da programação da noite ficou por conta do show “Música Preta Brasileira”, com Rodolfo de Neguinho 3.1, e seguiu com os shows “Brasilidades”, com Maria Pérola e Banda; “Forró de Verão”, com Serelepe; “Do Blues ao Rock Alternativo”, com a Banda Mamata; além da abertura oficial do Enredança, com flashmobs e apresentações de coreografias de bailarinos da cidade.
“Fica o nosso convite a todos os que vierem à Praça esta noite para que sigam a programação do Enredança e prestigiem sua programação inteiramente gratuita ao longo do mês, que teve a inscrição de quase 700 bailarinos. Jundiaí é uma cidade que dança e contamos com a participação de todos”, comentou o gestor da UGC, Marcelo Peroni.
O gestor da UGAAT, Eduardo Alvarez, também compartilhou a emoção da programação. “É muita alegria estar de volta à normalidade”.
O diretor do Departamento de Cultura da UGC, João Carlos De Luca, explicou o processo de escolhas das atrações da noite. “A Sexta no Centro de 2020 foi a última ação presencial que a Cultura realizou antes da pandemia e temos a felicidade de poder retomá-la. É muito importante destacar que as contratações dos artistas para se apresentar na Sexta no Centro são todas feitas através de editais lançados pela Cultura, como o CulturaMais e o Cultura Negra. Isso traz transparência e garantia de acesso igualitário a todos os proponentes”.
A cuidadora Sueli Faria, moradora do Jardim das Tulipas, aproveitou a programação para levar passear a neta Mariah Faria Rosa, de oito anos, e sua amiga Ana Carolina Resende, de nove anos. “Eu sempre frequentei a Sexta no Centro e fiquei curiosa para prestigiar a sua retomada, acompanhada das meninas. Para mim esta iniciativa valoriza o Centro e eu achei importante trazê-las, para que conheçam e gostem da cidade em que moram”.
A artesã Solange Manoel participa pela primeira vez da programação. “Faz 18 anos que sou artesã, mas esta é a primeira Sexta no Centro de que participo e, só de estar aqui, as expectativas são as melhores”, comentou a artista, que vende materiais de bordado, bonecas e fuxicos.
O permissionário do varejão Nivanir Oliveira, da barraca dos pasteis, também comemorou. “Esta é uma retomada importante, tanto para o comércio do Centro quanto para a cidade como um todo”.
Ao longo da programação da noite, a Praça contará ainda com a presença de agentes da Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ) para rondas de segurança, e do Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS), voltado para atendimento técnico à população em situação de rua.
Mais Enredança
A programação do 24º Enredança segue até o dia 24 de abril, com workshops e masterclasses, mostras paralelas – com apresentações em locais como o Complexo Fepasa – e apresentações competitivas – no Teatro Polytheama, entre o sábado (16) e o domingo (24). No último dia do festival serão realizados ainda a Matinê e a Noite de Gala, quando serão feitas as premiações para os melhores bailarinos, revelações, conjunto e coreografia.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
-
24/12/2024
Em oito anos, Jundiaí impulsiona agricultura com aumento histórico de 582% no orçamento
-
22/12/2024
Serra do Japi contará com Inteligência Artificial para prevenção a incêndios
-
18/12/2024
Nota Oficial – Prefeitura alerta para possível golpe aos agricultores e empresários da cidade
-
17/12/2024
Programa “Vovô bem-vindo” tem último passeio do ano nesta sexta-feira (20)
Baixe as fotos desta notícia na resolução original