Evento capacita servidores para atendimento de saúde bucal

Publicada em 08/04/2022 às 16:58

Profissionais que trabalham no atendimento odontológico na rede pública de Saúde de Jundiaí passaram por capacitação para o atendimento às gestantes e para o exame preventivo de câncer bucal, nesta sexta-feira (08). A partir da próxima segunda-feira (11) tem início a Semana de Prevenção ao Câncer Bucal, com a intensificação dos exames de prevenção ao Câncer Bucal, durante a Campanha de Imunização contra a Influenza. 

Evento foi realizado no auditório do Paço Municipal e contou com a presença de profissionais que trabalham no atendimento odontológico

Em 2022 terão continuidade as ações realizadas em 2021, em parceria com a Casa Civil, por meio do NAPP (Núcleo de Articulação de Políticas Públicas), e com as unidades de gestão de Inclusão e Desenvolvimento Social, Educação e Agronegócio. A ação também conta com os trabalhos do assessor de Direitos Humanos, Paulo Fernando de Almeida. Serão também repetidas as ações realizadas em 2019, visitando empresas ligadas aos serviços públicos e eventos promovidos pelo agronegócio.

“Nesta sexta, unimos dois assuntos importantes relacionados ao cuidado odontológico”, explica a cirurgiã dentista e assessora técnica Luciane Yurika Koga Usami. “Durante o pré-Natal, é essencial o cuidado odontológico para o desenvolvimento do bebê e qualidade de vida das mamães.” De acordo com Luciane, toda a rede de Jundiaí oferece atendimento odontológico às gestantes, em qualquer período. Basta procurar a unidade de referência. 

Além disso, foi apresentado no evento o livro “Diagnóstico Bucal em Tecidos Moles”, de Nathália Caroline de Souza Lima e Rogério da Silva Jorge, que será disponibilizado para acesso público no site da Prefeitura Municipal de Jundiaí.

A cirurgiã dentista e assessora técnica Luciane com Nathália Caroline, coautora do livro “Diagnóstico Bucal em Tecidos Moles”

No ano de 2021, mesmo em meio às restrições da pandemia, a equipe de saúde bucal do município realizou 5699 exames dentre pacientes que foram atendidos nas unidades básicas de saúde, organizações sociais (Cáritas, Almater e Bom Pastor), Residências Terapêuticas de saúde mental, Instituições de Longa Permanência de Idosos (13 unidades visitadas), agronegócios (46 propriedades visitadas), grupos do Programa de Assistência Intensiva ao Tabagista e durante o dia “D” da Campanha de Vacinação contra a Gripe. Das lesões identificadas, 173 não apresentaram risco de evolução para malignidade, 32 casos com potencial de malignidade, 11 casos positivos e dois, infelizmente diagnosticados tardiamente, foram a óbito.

Para receber o exame bucal inicial, basta que o usuário procure pela sua unidade básica de saúde de referência e comunique que gostaria de fazer o exame preventivo para o câncer bucal.

Assessoria de Imprensa
Foto: fotógrafo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/04/08/evento-capacita-servidores-para-atendimento-de-saude-bucal/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original