Mais de 1 milhão de vacinas contra COVID-19: Trabalho incansável que protege a cidade

Publicada em 09/04/2022 às 14:57

Após quinze meses do início da maior campanha de vacinação já deflagrada no Brasil, Jundiaí supera a marca de 1 milhão de doses de vacinas contra a COVID-19 aplicadas na cidade. Foram mais de 350 dias, mais de 3,2 mil horas de vacinação e cerca de 500 pessoas envolvidas para alcançar a marca de imunizações. O resultado é observado na melhora do cenário: queda no número de casos, de internações e a retomada segura da economia. Neste sábado (09), a Prefeitura de Jundiaí junto com a Câmara Municipal de Jundiaí, comemoraram a vacinação e homenagearam aos trabalhadores envolvidos na maior campanha de imunização do século.

Quando a pandemia do Novo Coronavírus foi deflagrada, em março de 2020, Jundiaí se preparou para, naquele momento, atender a população com leitos para as internações e espaços específicos para o atendimento inicial. Em janeiro de 2021, com a chegada da vacina contra a COVID-19, o trabalho para a proteção dos jundiaienses foi deflagrado, com a organização de postos descentralizados, vacinação em casa para os acamados e, inclusive, o drive-thru, grande facilitador de acesso às doses pelos idosos. Neste mês de abril, Jundiaí supera a marca de 1 milhão de doses aplicadas, sendo o 12º município paulista a alcançar o registro.

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Jundiaí, Maria do Carmo Possidente foi homenageada e recebeu cumprimentos do Prefeito Luiz Fernando Machado e do gestor da UGSP, Tiago Texera

“A vacina garante a proteção aos casos graves, às populações mais vulneráveis. Por isso, quanto mais pessoas com o esquema completo de vacinação, melhor é o cenário da cidade. Jundiaí se planejou, investiu em equipamentos e estrutura para garantir à população, o cuidado necessário. Hoje podemos colher os frutos desse investimento e do trabalho incansável dos profissionais envolvidos na vacinação, além da parceria com a população”, comemora o prefeito Luiz Fernando Machado.

Neste sábado, em solenidade promovida no Parque Comendador Antonio Carbonari, o Parque da Uva, cenário de quase 40% das aplicações, os mais de 500 profissionais envolvidos na operação receberam homenagens entregues das mãos dos gestores, de representantes da Câmara Municipal, do vice-prefeito Gustavo Martinelli e do prefeito Luiz Fernando Machado.

Homenageados

O trabalho dos profissionais da Saúde e de apoio de outras unidades de gestão da Prefeitura de Jundiaí foi essencial. Ao todo, foram mais de 500 pessoas envolvidas ao longo de todos esses meses para o atendimento, orientação, e organização da vacinação nos mais de 50 postos montados ao longo da campanha.

“Este evento é para o reconhecimento público pela dedicação, carinho e atenção com que servidores e trabalhadores públicos desempenharam o atendimento à população. Uma ação desta magnitude só poderia ser realizada com a união de esforços para o bem de toda a sociedade”, explicou o gestor da Unidade de Gestão da Casa Civil, Gustavo Leopoldo Caserta Maryssael de Campos.

O vereador Paulo Sérgio Martins, representou o presidente da Câmara de Jundiaí, Faouaz Taha, que não compareceu ao evento em decorrência do nascimento do segundo filho e os demais vereadores presentes ao evento.

As equipes das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Clínica da Família receberam placa pelo trabalho realizado. Profissionais que já se aposentaram, mas que foram fundamentais também receberam diplomas. “Me aposentei do trabalho na Saúde da Prefeitura de Jundiaí antes da pandemia. Quando houve a oportunidade, me voluntariei para, neste momento tão complexo vivenciado pelo mundo, contribuir, ajudando a proteger a vida das pessoas”, comenta a enfermeira aposentada Viviane dos Santos Vacchi, que, por muitos anos, foi gerente da UBS Hortolândia.

Parte dos trabalhadores das unidades que atuam na campanha de Vacinação contra COVID-19, em Jundiaí, no Parque da Uva, após homenagem

“A pandemia foi o maior desafio já vivenciado por todos os profissionais da Saúde que estão em atividade. Exigiu e ainda exige dedicação, trabalho e muito amor à profissão. Celebrar a marca de mais de 1 milhão de doses aplicadas é comemorar todo o trabalho e as vidas que foram salvas com a vacina”, explica a enfermeira coordenadora da Vigilância Epidemiológica da (UGPS), Maria do Carmo Possidente.

“A pandemia impôs à sociedade desafios, mas para os trabalhadores em Saúde, a exigência foi maior, pois, além do sentimento comum a todos, com as incertezas iniciais à doença, tínhamos a necessidade de cuidar, proteger com informações, orientações, atender aqueles que foram contaminados e amparar as famílias que perderam entes queridos. Vivenciar a situação atual é uma vitória, para todos, mas com um sabor especial para quem atuou diretamente para que isso fosse possível”, elogia o gestor da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) Tiago Texera.

Assessoria de Imprensa


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/04/09/mais-de-1-milhao-de-vacinas-contra-covid-19-trabalho-incansavel-que-protege-a-cidade/
Leia mais sobre ,

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original