Mundo das Crianças recebe caminhada contra a obesidade infantil

Publicada em 09/04/2022 às 16:45

O Mundo das Crianças recebeu, na manhã deste sábado (9), pais e alunos de 4º e 5º anos da rede municipal de ensino para a realização do evento “Mexam-se”, que faz parte do Programa de Enfrentamento à Obesidade Infantil da Prefeitura de Jundiaí.

A programação contou com uma sessão de alongamento seguida de caminhada por todo o parque. Depois disso, os pequenos foram liberados para brincarem em todas as atrações que o Mundo das Crianças oferece. Foram disponibilizados três ônibus de cada escola e, ao final do evento, os alunos fizeram uma refeição saudável com frutas.

“Mudamos para Jundiaí há pouco tempo e estamos muito satisfeitos com o que temos visto. Essa é a nossa primeira vez aqui no Mundo das Crianças e gostamos bastante. É um local diferenciado, que só vimos aqui, e ajuda não só na diversão como no aprendizado dos nossos filhos”, comenta Gloria Vitória da Silva, mãe da Rihanna da Silva, de 9 anos, aluna do quarto ano da EMEB Adelino Brandão.

Lançado em 2017 pelo prefeito Luiz Fernando Machado como parte do programa Escola Inovadora, o Programa de Enfrentamento à Obesidade Infantil teve definidos, em reunião com as equipes escolares participantes, os primeiros passos para o sucesso das ações a serem desenvolvidas em 2022.

O programa reúne profissionais especializados das Unidades de Gestão de Educação (UGE); de Esporte e Lazer (UGEL); de Promoção da Saúde (UGPS); da Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ) e da Escola Superior de Educação Física (ESEF).

“Além das muitas atrações, o Mundo das Crianças passa uma sensação muito grande de que aqui as crianças estão seguras. Nessa idade, falar sobre uma alimentação saudável e a prática de atividade física é muito importante, já que os resultados farão efeito para o resto da vida”, diz Jefferson Araújo Costa, padrasto da Cibelly Souza Ferreira, de 10 anos.

“O que eu mais gostei de conhecer foi o foguete. Esses passeios fazem a gente gostar mais de ir pra escola e aprender”, comenta a aluno do 5º ano da EMEB Aparecido Garcia.

Após a caminhada, Cibelly foi se divertir com o padrasto nas atrações do parque

Com o objetivo de alertar, enfatizar e promover os tão importantes hábitos saudáveis e uma vida mais ativa para as crianças, participam aproximadamente 700 estudantes das EMEBs Aparecido Garcia, Antônio Adelino Marques da Silva Brandão e Janet Ferreira Prado, dos quartos e quintos anos.

Anos anteriores
Em 2017, a preparação começou, a fim de, inicialmente, buscar dados das crianças. Em meio aos resultados, 55% dos alunos apresentaram sobrepeso ou obesidade. Desse modo, as reuniões para construir um programa eficiente definiram as ações que viriam a seguir. No ano de 2018, as atividades foram destinadas aos educadores da rede municipal de ensino. A FMJ proporcionou aulas importantes para entendimento sobre o tema com o Dr. Francisco Homero D’Abronzo, titular da disciplina de Endocrinologia na faculdade.

Pais e alunos participam de caminhada contra a obesidade infantil

Assessoria de Imprensa


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/04/09/mundo-das-criancas-recebe-caminhada-contra-a-obesidade-infantil/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original