UBS Agapeama promove ginástica terapêutica e preventiva

Publicada em 12/04/2022 às 08:31

As aulas de Lian Gong e Treinamento Perfumado têm feito sucesso entre os usuários idosos da Nova UBS Agapeama. Todas as terças e quintas-feiras, das 8h30 às 9h30, um grupo com mais de 30 pessoas – a maioria já idosa – se reúne na quadra ao lado da UBS para a realização da atividade.

“É algo que faz bem para o nosso corpo e para nossa mente. Os benefícios são muitos, não só por trazer uma atividade que faz bem ao corpo, mas pela convivência entre os alunos, que sempre se encontram aqui”, comenta a aluna Alice da Silva Felipe, de 69 anos. “Eu frequento as aulas há quatro anos e só tive resultados positivos até agora”, completa.

A ginástica terapêutica denominada Lian Gong é uma prática corporal chinesa que significa o fortalecimento harmonioso do corpo e que permite que o indivíduo se mova sempre respeitando suas condições físicas. O método é considerado pelo Conselho Nacional e pelo Conselho de Práticas Corporais de Shangai como uma das técnicas mais representativas da cultura milenar chinesa na área de práticas corporais, tanto na China quanto no exterior. Em Jundiaí, a atividade faz parte das Práticas Integrativas (PICs) oferecidas pelos Núcleos de Apoio à Estratégia de Saúde da Família (NASF) na rede de Atenção Básica.

Aulas de Treinamento Perfumado acontecem na quadra ao lado da Nova UBS Agapeama

“Por se tratar de uma atividade leve, porém bastante benéfica, muitos idosos criam interesse e acabam gostando. Tentamos passar os exercícios da maneira mais fiel possível à prática chinesa tradicional, para que todos tenham ótimos resultados”, comenta a professora Vanessa de Oliveira.

Já o chamado Treinamento Perfumado é uma prática corporal terapêutica que trabalha na manutenção da vida, “eliminando as doenças”, para depois “nutrir e reconstruir” o corpo. Esse método é desenvolvido em dois níveis de treinamento:

Nível 1: fortalece os sopros de defesa do corpo através de 15 movimentos realizados pelas mãos e antebraços, mantendo a estabilidade do corpo.

Nível 2: fortalece os sopros de nutrição através de 15 movimentos realizados coordenadamente pelos membros inferiores e superiores.

As aulas são livres. Para participar, os moradores da região podem comparecer à Nova UBS Agapema – localizada na R. Luís Carpi, 238 -, que serve de ponto de encontro, ou direto para a quadra no momento das atividades. Não há restrições de idade.

Assessoria de Imprensa


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/04/12/ubs-agapeama-promove-ginastica-terapeutica-e-preventiva/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original