Qualidade de vida é foco do Grupo de Ginástica da UBS Esplanada

Publicada em 13/04/2022 às 11:04

Manter o corpo ativo, juntamente com a alimentação equilibrada são as orientações necessárias para conseguir uma vida longa e saudável. A equipe da Unidade Básica de Saúde (UBS) Esplanada conta com Grupo de Ginástica, realizado pela equipe no Núcleo de Apoio à Estratégia de Saúde da Família (NASF) , no Complexo Educacional, Cultural e Esportivo (CECE) Nilo Macedo. As atividades, realizadas semanalmente às segundas-feiras, têm por objetivo melhorar a qualidade de vida dos participantes e promover a saúde.

De acordo com a enfermeira e gerente da UBS Esplanada Fabiana Montoro Novo, o grupo existe há mais de oito anos. “Contar com o Centro Esportivo ao lado da UBS une as duas pontas para a saúde da população: o cuidado e a prevenção. Os ganhos entre os participantes vão desde o controle de peso, da pressão arterial até a saúde mental”, detalha.

Grupo de Ginástica acontece às segundas-feiras, no CECE Nilo Macedo

“Desde que comecei a fazer atividades físicas com o grupo, passei a ter mais ânimo, as dores reduziram e a qualidade de vida melhorou muito. O grupo cresce a cada ano e isso é importante, pois são mais pessoas que estão se movimentado, cuidando da saúde do corpo e da cabeça. Só tenho a agradecer a todos os profissionais que são nossos professores”, comenta dona Masue Yamamoto, 75 anos.

Helena Miranda de Campos também começou a fazer as atividades com o grupo. “Eu tenho problemas de saúde e preciso fazer atividades físicas regularmente. Estar aqui, com o grupo, tem sido muito bom para mim. Minha saúde está cada dia melhor”, comemora a dona de casa.

Para participar das atividades do Grupo de Ginástica da UBS Esplanada basta comparecer à unidade e conversar com a equipe. “Além deste grupo, a Atenção Básica possui outras atividades como artesanato, alimentação saudável, fitoterapia e saúde mental que proporcionam o bem-estar e a qualidade de vida para os participantes. A equipe da unidade de referência está pronta para orientar sobre as atividades disponíveis no local ou nos centros referenciados, como o Cecco – da Vila Marlene – ou a Academia da Saúde – do Santa Gertrudes-“, comenta a diretora de Atenção Básica da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) Andréa Pinto de Souza.

Assessoria de Imprensa


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/04/13/qualidade-de-vida-e-foco-do-grupo-de-ginastica-da-ubs-esplanada/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original