Feriado de Páscoa com atividades culturais em Jundiaí

Publicada em 14/04/2022 às 10:00

Para quem fica em Jundiaí neste feriado prolongado da Semana Santa, a Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão de Cultura, oferece programação diversificada e gratuita. Os equipamentos culturais estarão abertos com horários especiais e diferenciados para atender ao público interessado em conhecer e visitar. Com a realização do Enredança, ainda acontecem os flashmobs, Mostra Paralela e Workshops (para bailarinos devidamente inscritos), além do início da Mostra Competitiva, no Teatro Polytheama. Confira:

Biblioteca Nelson Foot (BNF)

Na quinta, sexta e sábado (14, 15 e 16) o funcionamento será das 9h às 13h, tanto para pesquisas, como retirada de livros. Há programação especial para a garotada, no sábado, a partir das 11h, com a apresentação “Cultura Negra em Jogo”. Uma proposta formativa em que serão apresentados aos participantes jogos de tabuleiro moderno de baixa complexidade.

Ainda na BNF, no espaço de Exposições “Sonia Cintra” o público confere a mostra “Porque Ele muito amou”, da artista jundiaiense Isabel Lopes, com quadros que representam a Via Sacra. No total, estão expostos 15 quadros, produzidos com técnica de pintura sobre tela.

 A Biblioteca Municipal funciona dentro do Complexo Argos, localizado na avenida Dr. Cavalcanti, 396 – Vila Arens. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 4527-2110.

No espaço de Exposições “Sonia Cintra” o público confere a mostra “Porque Ele muito amou”

Complexo Fepasa

Neste final de semana prolongado o espaço sede da Unidade de Gestão de Cultura recebe em suas salas os grupos previamente agendados para ensaios, workshops e apresentação de coreografias especiais. A programação completa pode ser acessada no site oficial do Enredança.

O Complexo Fepasa fica na avenida União dos Ferroviários, 1.760 – Ponte de Campinas. Mais informações pelo telefone (11) 4589-6800.

Fábrica das Infâncias Japy

O novo espaço cultural da cidade, sede do Comitê das Crianças, estará aberto todos os dias das 9h às 13h. Na quinta e sexta-feira (14 e 15), das 9h às 13h, crianças e seus pais ou responsáveis poderão conhecer o espaço e se divertir nos ambientes lúdicos que o local oferece.

No sábado (16), a partir das 10h30, crianças de 04 a 10 anos poderão acompanhar a contação de história com os atores da Grifo Teatro. O texto escolhido é “ O menino que voou”, que conta a história de Ícaro.

No domingo (17), às 10h30, será a vez do Projeto “Tá Na Hora da História” –, para crianças de 04 a 10 anos. A apresentação além de contação de história, inclui teatro e música, para despertar e aguçar o interesse da criança para essas manifestações culturais, e proporcionar momentos de magia aos participantes que tem ao final uma oportunidade de participar de uma grande brincadeira.

A Fábrica das Infâncias Japy fica na rua Lacerda Franco, 175, Vila Arens. A entrada é gratuita.  A entrada de visitantes será permitida somente até 30 minutos antes do horário de fechamento.

Museu Histórico e Cultural de Jundiaí – Solar do Barão

O público poderá visitar parte do acervo permanente e os jardins do Museu Histórico e Cultural de Jundiaí – Solar do Barão, das 10h às 17h, na quinta e sexta-feira (14 e 15).

A partir de sábado, dia 16, às 10h, será aberta a exposição “Legado de Glória – Memórias da Dança em Jundiaí”, em homenagem à artista Glória da Silva Rocha Genovese, ação que integra a programação oficial da 24ª edição do Enredança.  A mostra fica em visitação até dia 26 de junho.

No domingo, dia 17 o espaço estará aberto à visitação das 10h às 17h.

O Museu Histórico e Cultural –Solar do Barão está localizado na rua Barão de Jundiaí, 762, Centro. Mais informações pelo telefone (11) 4521-6259.

Pinacoteca

A Pinacoteca ficará aberta todo período, das 10h às 17h. O público poderá conferir a exposição “Biodiversidade e Cultura Indígena”, do artista plástico Elvis da Silva, que expõe pela primeira vez no espaço.

A exposição marca as ações alusivas ao Dia do Índio, comemorado em 19 de abril, dá visibilidade à importância da biodiversidade e fica aberta com entrada gratuita até o dia 1º de maio. O artista traz para Jundiaí o resultado de suas constantes pesquisas com diversas tintas e pigmentos acrílicos, bem como aquarelas, óleos, nanquim, grafite e mosaico, tendo sempre a sua percepção através da cor.

A Pinacoteca Municipal Diógenes Duarte Paes está localizada no Centro Jundiaiense de Cultura Josefina Rodrigues da Silva (Jorosil), à rua Barão de Jundiaí, 109, Centro. Mais informações pelo telefone (11) 4586-2326.

Exposição marca as ações alusivas ao Dia do Índio, comemorado em 19 de abril


Polytheama

Na quinta e sexta-feira (14 e 15), o palco do teatro estará sendo utilizado para ensaio pelos grupos participantes da Mostra Competitiva, não sendo aberta ao público.

No sábado (16), às 19h, com a apresentação da Cia Jovem de Dança de Jundiaí será aberta oficialmente a Mostra Competitiva, com as coreografias inscritas nas modalidades infantil, Jazz Juvenil I e II.

No domingo (17), novamente às 19h, prossegue a Mostra Competitiva, com as apresentações das coreografias nas modalidades, Dança de Salão, Dança do Ventre, Dança Esportiva, Danças Populares, Sapateado Americano e Flamenco.

Os ingressos gratuitos – dois por pessoa – serão distribuídos na bilheteria do teatro, sempre no dia anterior a apresentação. Também será possível ter acesso aos dois ingressos pela Internet, na plataforma Sympla.

O Teatro Polytheama fica na rua Barão de Jundiaí, 176, Centro. Mais informações pelo telefone (11) 4586-2472.

Pracinha da Cultura

As Oficinas Culturais descentralizadas que acontecem no Vista Alegre serão suspensas durante o período de 14 a 17, retornando as atividades na segunda-feira, dia 18, às 8h. Somente a Oficina de Ballet Infantil, sob o comando da bailarina Ambrósia Dualc estará em atividade. As 19 bailarinas que integram o grupo ensaiarão no período, pois participarão da programação do Enredança.

Vale lembrar, que ainda há vagas em aberto nas seguintes oficinas, na Pracinha da Cultura (CEU das Artes), no Vista Alegre:  Artesanato, Capoeira, Dança Criativa, Ginástica Corporal, Handebol, Maracatu, Teatro em Inglês, e zumba. Interessados deverão comparecer a partir de segunda-feira (18) das 8h às 17h, na sede à Rua Cabo Edvaldo Quirino Santana 46-110, no Vista Alegre. Mais informações pelo telefone (11) 4521-6193.

Assessoria de Imprensa


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/04/14/feriado-de-pascoa-com-atividades-culturais-em-jundiai/
Leia mais sobre ,

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original