Criança e natureza é tema de capacitação para diretores da Educação Infantil

Publicada em 15/04/2022 às 09:29

Os diretores das escolas de Educação Infantil da rede municipal de ensino de Jundiaí participam da formação “Infância, Educação e Natureza: a escola conectada com a vida”, ministrada pela professora Ana Carol Thomé. Serão seis encontros ao longo do ano, todos realizados em parques e espaços verdes de Jundiaí. A capacitação permanente de educadores é um dos principais eixos do programa Escola Inovadora. 

O primeiro encontro foi realizado no Jardim Japonês do Parque da Cidade. A formação teve início com os participantes sentados na grama e embaixo das árvores. “O foco realmente é a criança e natureza e para isso, precisamos colocar os profissionais neste ambiente. Não faz sentido fazer a formação dentro de um espaço fechado. Aqui eles podem sentir os movimentos dos pássaros, do vento, do sol que pede a mudança de lugar, por exemplo. É a vida dialogando”, explicou Ana Thomé.

DESCRIÇÃO DA IMAGEM
Em uma área gramada, com diversas árvores, homens e mulheres estão em pé, em grupos de quatro pessoas, conversando. Pode-se também ver tecidos esticados no chão, com objetos em cima.
Diretores vivenciam os momentos na natureza para aplicarem atividades nas escolas

Cínthia Rizzato Polonio que é diretora da EMEB Professora Maria Thereza Almeida Pontes e Nogueira e aprovou o primeiro dia da capacitação. “É de extrema importância. Estamos em contato com a natureza, resgatando as vivências da nossa infância para depois oportunizar aos educadores e crianças. Quando passamos pela experiência, conseguimos ter mais percepção sobre o valor do momento”, afirmou. 

O objetivo da formação é ampliar oportunidades e possibilidades para que os processos de aprendizagem com a natureza aconteçam por meio do contato direto, sensível e frequente. “Experiências, diálogos e reflexões a respeito da importância da relação entre criança e natureza, do papel dos educadores e como suas ações e decisões atuam diretamente na qualidade desta conexão, farão parte dessas vivências que subsidiarão as práticas dos diretores, possibilitando uma compreensão mais aprofundada sobre o Desemparedamento da Escola. Crescer numa relação direta com a natureza, dentro e fora da escola, é essencial para o desenvolvimento integral das crianças.”, conceitua a supervisora escolar do Departamento de Formação, Débora Vieira Avanço.

DESCRIÇÃO DA IMAGEM
Em um ambiente externo, com luz natural, chão gramado, uma mulher veste blusa rosa, ela sorri
Cínthia aprovou a formação com vivências na natureza

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/04/15/crianca-e-natureza-e-tema-de-capacitacao-para-diretores-da-educacao-infantil/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original