Enredança: Museu dedica exposição à memória e aos legados de Glória Rocha
Publicada em 15/04/2022 às 08:31A partir deste sábado (16), às 10h, o Museu Histórico e Cultural – Solar do Barão recebe a exposição “Legados de Glória – Memórias da Dança em Jundiaí” que, entre outros atrativos, será dedicada à memória da bailarina, cenógrafa e coreógrafa Glória da Silva Rocha. A exposição, realizada pela Unidade de Gestão de Cultura (UGC), integra também a programação do tradicional Enredança, festival que chega em 2022 à sua 24ª edição e retorna ao seu formato presencial.
A exposição permanece aberta ao público até o dia 26 de junho e irá mostrar também um pouco da história do Ballet e da Dança em geral no município, ocupando integralmente o espaço do Museu e contará, neste período, com atrações do Enredança e da Cia. Jovem de Dança, corpo artístico ligado à UGC.
“A abertura desta exposição em homenagem a esta artista tão importante para o movimento artístico da cidade marca um momento muito feliz não só pela possibilidade de retomarmos a programação presencial do festival Enredança como também pelos encaminhamentos das obras de revitalização do Centro das Artes, cuja sala de espetáculo principal leva o nome de Glória Rocha”, comemorou o gestor da UGC, Marcelo Peroni.
Nascida em Jundiaí, em 1920, a professora Glória da Silva Rocha sempre esteve envolvida com a dança e foi uma grande incentivadora das artes. Foi aluna da bailarina Chinita Uhmann e sua paixão pela arte de dançar e ensinar faziam parte de sua vida. Com uma inesgotável capacidade de criação, também era pintora, cenógrafa e coreógrafa, sendo constantemente solicitada para organizar espetáculos na cidade.
Glorinha, como era conhecida, criou o famoso grupo Ballet Jundiaiense, composto por jovens e crianças e, mais tarde, fundou o “Instituto de Orientação Artística – IOA”, escola de dança que funciona até os dias de hoje e formou gerações de bailarinas. Alguns de seus objetos pessoais serão expostos, assim como peças que foram usadas por outras artistas famosas, como Cláudia Raia e Ana Botafogo.
CONFIRA AS FOTOS DO 24º ENREDANÇA
Também estarão disponíveis algumas atrações interativas, com as quais os visitantes poderão se sentir ainda mais imersos no conteúdo da exposição. A organização prepara ainda algumas surpresas que não serão divulgadas até o dia da abertura.
A data também será marcada pela estreia da nova iluminação do Museu, que passou por algumas obras de revitalização.
O Museu fica na rua Barão de Jundiaí, 762 – Centro, e fica aberto ao público para visitação de terça a domingo, das 10h às 17h. Às segundas-feiras, o espaço fica fechado para limpeza e manutenção.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
-
16/12/2024
Jundiaí ganha Casa Catavento, sede da Rede de Cidades das Crianças
-
13/12/2024
Jundiaí 368 anos: primeira sala de cinema pública é entregue à população
-
13/12/2024
Biblioteca recebe exposição dos alunos do Ateliê Celandroni
-
12/12/2024
Comitê das Crianças encerra trabalho com entrega de relatório sobre Jundiaí
Baixe as fotos desta notícia na resolução original