Escola Inovadora: Educação tecnológica é realidade no ensino municipal de Jundiaí

Publicada em 17/04/2022 às 08:00

Os estudantes da rede municipal de ensino de Jundiaí contam com novos equipamentos de tecnologia educacional. A Unidade de Educação (UGE), por meio do programa Escola Inovadora, fez o investimento de mais de R$ 12 milhões com recursos municipais para a formação de uma geração maker, resolutiva e preparada para as profissões do futuro.

O ano letivo de 2022 é marcado pelo recebimento e início do uso dos novos equipamentos. São 3.800 chromebooks e 81 carrinhos de suporte, 3.126 kits de material maker, 2.530 tablets para o programa Estudo é Tudo!,  Atendimento Educacional Especializado (AEE) e alunos inscritos no Programa Auxílio Brasil, 184 robôs educacionais (para Educação Infantil II), jogos para desenvolvimento de habilidades socioemocionais e telas interativas, além do recém inaugurado Centro de Inovação Educacional Básica Paulista (CIEBP), que chega para somar ao Fab Lab e laboratórios digitais da rede.

DESCRIÇÃO DA IMAGEM
Sentados em carteiras, alunos utilizam notebooks. Eles estão usando uniforme escolar e máscara de proteção facial.
Tecnologias digitais chegam para aprimorar a educação em Jundiaí

“Somos a cidade das crianças, a cidade inteligente, que acredita na potência das crianças em meio a tantas inovações do mundo contemporâneo. Educação é um processo contínuo, gradual e de transformação da nossa sociedade. Uma cidade é boa se tiver bons cidadãos e nossas políticas públicas são voltadas em democratizar o acesso ao melhor da educação e tecnologias disponíveis”, declara o prefeito Luiz Fernando Machado. 

As tecnologias já começam a ser utilizadas por alunos e professores, que aprovam as novidades. Na EMEB Professor Fábio Rodrigues de Mendes, no Engordadouro, os alunos do professor José Carlos Marques, do 4º ano A, desenvolveram um trabalho sobre a pesquisa de pontos históricos de Jundiaí sem sair do ambiente escolar. 

Sentados na área externa, de onde podem avistar um trecho da Serra do Japi, os estudantes puderam fazer uma pesquisa sobre o patrimônio natural utilizando os chromebooks. “Eles olham a Serra daqui da escola e agora podem pesquisar e fazer um trabalho sobre o tema. As crianças estão incentivadas para a produção de texto para aprimorar o conhecimento. A tecnologia chega para ampliar a aprendizagem significativa”, comentou José Carlos. 

DESCRIÇÃO DA IMAGEM
Homem de cabelos brancos e duas crianças, um menino e uma menina, estão sentados em um gramado olhando para um notebook que está no colo da menina.
José Carlos aprovou as tecnologias para ampliar o conhecimento dos estudantes

Além de pesquisar sobre a Serra, os alunos também descobriram sobre outros importantes marcos da cidade. “Escolhi a igreja (Matriz) e estava vendo tudo sobre ela no Google Maps”, contou a estudante Milena Silva.

“Nosso objetivo é desenvolver habilidades, competências relacionadas à cultura digital do mundo contemporâneo. As crianças são a nossa prioridade, por isso trabalhamos dentro do currículo jundiaiense com os conteúdos necessários para a vida, utilizando as tecnologias educacionais.”, afirma a gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques.

Além das tecnologias educacionais, o programa Escola Inovadora também oferece jogos em libras para que as crianças aprendam palavras na língua dos sinais para a comunicação com estudantes surdos; livros paradidáticos para as bibliotecas escolares e conjunto de livros para a biblioteca do educador.

Assessoria de Imprensa


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/04/17/escola-inovadora-educacao-tecnologica-e-realidade-no-ensino-municipal-de-jundiai/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original