Jundiaí faz parte do Mapa da Diversidade dos destinos turísticos de São Paulo

Publicada em 19/04/2022 às 11:47

Jundiaí é um destino turístico que se consolida cada vez mais no cenário nacional. A cidade que tem como segmento e destaque o turismo rural faz parte também do Mapa da Diversidade dos destinos, uma iniciativa da Secretaria de Turismo e Viagens de São Paulo, que teve início em 2021. 

Estão dentro do mapa apenas 59 municípios do Estado, que foram classificados como amigáveis e inclusivos. Jundiaí destaca-se com o projeto Vovô Bem-Vindo, lançado durante as comemorações da Semana do Idoso de 2021 e que visa fomentar a prática de turismo para o público com idade acima de 60 anos. Vovô Bem-Vindo é desenvolvido em parceria com a Assessoria de Políticas para o Idoso e o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (Comdipi).

“Jundiaí é uma cidade que sabe da importância do turismo para o seu desenvolvimento econômico, assim como da valorização dos diferentes públicos. Trabalhamos e atuamos com políticas públicas para que crianças, idosos, assim como as pessoas com deficiência possam ser bem atendidos. Fazer parte de mais este mapa mostra que estamos no caminho certo”, lembra o prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado.

DESCRIÇÃO DA IMAGEM
Em um ambiente externo, há uma mesa com  diversas garrafas de vinho em cima. Um homem está atrás da mesa e fala com um público de pessoas idosas, que estão sentadas em bancos.
Vovô Bem-Vindo é voltado para os público acima de 60 anos

Dentro do Vovô Bem-Vindo, são trabalhados os conceitos de staycation, uma nova modalidade de turismo que nasce das palavras em inglês stay (ficar) e vacation (férias), em que o turista, em seu período de férias ou tempo livre, aproveita para conhecer e vivenciar as experiências e atrativos turísticos da região onde reside. “Para aproveitar esse movimento, a Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT) tem desenvolvido ações capacitar os empreendimentos para que se adequem e estejam cada vez mais aptos para receber todos os tipos de público”, lembra o gestor da UGAAT, Eduardo Alvarez. 

Atualmente, 16 atrativos turísticos já estão no projeto Vovô Bem-Vindo. Dentro do Mapa da Diversidade, Jundiaí se encaixa nas categorias 60+ e Acessibilidade. “Jundiaí conta com seis Rotas Turísticas e mais de 450 atrativos turísticos. Mas estamos trabalhando para ampliar os empreendimentos que fazem parte do projeto. O Mapa da Diversidade é mais uma importante iniciativa que o turismo de Jundiaí faz parte e que impulsiona a cidade como destino turístico”, explica a diretora do Departamento de Fomento ao Turismo, Marcela Moro. 

No site, os visitantes podem ter acesso aos empreendimentos que compõem o projeto Vovô Bem-Vindo e os empresários podem preencher o cadastro para participarem do projeto e conhecer a cartilha com dicas para atender bem, bem como instruções de adaptação dos espaços.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/04/19/jundiai-faz-parte-do-mapa-da-diversidade-dos-destinos-turisticos-de-sao-paulo/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original