Além das apresentações de coreografias, Enredança traz programação formativa para bailarinos

Publicada em 20/04/2022 às 17:48

Com foco na formação dos bailarinos, o 24º Enredança, realizado pela Unidade de Gestão de Cultura (UGC), traz em sua programação de retomada de atividades presenciais uma série de workshops e masterclasses com profissionais renomados. “Além de novos conhecimentos, esses encontros permitem o intercâmbio entre os trabalhos que profissionais e alunos vêm desenvolvendo na Dança, o que auxilia no enriquecimento do cenário artístico da cidade”, explicou o gestor da UGC, Marcelo Peroni.

CONFIRA AS FOTOS DO 24º ENREDANÇA

Na manhã desta quarta-feira (20), foi a vez do workshop de Jazz, com Caio Nunes, que traz em seu currículo nada menos do que trabalhos à frente das maiores escolas de samba do Rio de Janeiro e São Paulo, entre outros. Para ele, o encontro serviu como uma troca de vivências. “É muito bom ter esta experiência, poder trazer para Jundiaí a minha arte. A dança exige contato, para que haja troca de vivências e sejam abertas as portas para o encontro”, comemorou.

Bailarinos durante exercício em salão amplo com tapete de linóleo preto
Workshop de Jazz, com Caio Nunes, reuniu dezenas de bailarinos na Sala Hermeto Pascoal

Uma das bailarinas inscritas para o workshop foi Bruna Vicente, que integra a Cia. Jovem de Dança, corpo artístico vinculado à UGC. “Eu me dedico à dança há 17 anos e de onde venho, Londrina, no Paraná, eu me dedicava só ao Ballet Clássico. Ao chegar a Jundiaí, vi serem abertas as portas para outras linguagens e, desde então, sempre busco oportunidades como esta, de aprender coisas novas. E o Caio foi excelente, conseguiu, em pouco tempo, colocar todos os bailarinos num mesmo ritmo. Foi como se entrássemos em um micro-ondas, tendo chegados de certa forma crus ao início da aula e terminando explodindo de tão quentes e empolgados”, comparou a bailarina que, nesta temporada, além de integrar o corpo artístico irá atuar também com os bolsistas em fase de seleção.

Outro participante foi Guilherme Baldibia, que dança há sete anos e já competiu nas outras edições do festival. “O estilo do Caio é fascinante e eu não podia perder esta oportunidade, ainda mais oferecida gratuitamente pela Prefeitura. Aliás, até agora, já participei de todos os workshops desta programação. A arte precisa ser valorizada, pois viver dela no Brasil não é fácil. Esta programação então foi um incentivo, para compartilhar conhecimento com os bailarinos, e facilitar este momento após o baque psicológico da pandemia”.

Somente para os inscritos, segue no Complexo Fepasa a programação de workshops e masterclasses gratuitos do festival. Vêm por aí as atividades de Ballet Clássico e Dança Urbana, com Ana Botafogo, Edson Guiu e Esmeralda Gazal.

Quem for ao Complexo Fepasa para acompanhar a programação, até este sábado (23), poderá prestigiar as barracas de gastronomia dos permissionários do varejão noturno e o artesanato do programa Jundiaí feito à Mão, numa parceria com a Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT).

Mostra Paralela
A programação da Paralela também segue até este sábado (23), sempre no período da tarde, na Sala Jundiaí do Complexo Fepasa e na Praça das Carpas do Maxi Shopping.

Barracas de feira em área ampla do Complexo Fepasa, com pavimento de paralelepípedos, palmeiras e pinheiros ao fundo, e prédio histórico com tijolos à vista

Mostra Competitiva
No Teatro Polytheama, a programação da Mostra Competitiva segue nesta quarta (20), a partir das 19h30, com as coreografias de Jazz adulto. Um dos convidados especiais da abertura será o Grupo de Dança da Terceira Idade de Jarinu, que irá apresentar a coreografia “Se dê uma chance, venha e dance”, de Eliana Brega.

A Mostra continua nesta quinta (21), com as coreografias de Contemporâneo, e sexta-feira (22), com as coreografias de Danças Urbanas e Estilo Livre, a partir das 19h30, e neste sábado (23), com Clássico de Repertório, Clássico Livre e Neoclássico, a partir das 19h. A programação encerra-se no domingo (24), a partir das 19h, com a Noite de Gala do festival e as apresentações dos primeiros lugares e premiações.

Para a Competitiva, os interessados podem adquirir os ingressos gratuitos na bilheteria do Teatro ou pela plataforma Sympla, às 10h30 do dia anterior ao espetáculo.

A programação completa do Enredança pode ser conferida no hotsite do festival.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/04/20/alem-das-apresentacoes-de-coreografias-enredanca-traz-programacao-formativa-para-bailarinos/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original