Combate aos criadouros de Aedes aegypti em Jundiaí deve continuar no feriado

Publicada em 20/04/2022 às 10:00

Transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, a dengue é classificada como uma arbovirose, assim como zika, chikungunya e febre amarela. Nesse cenário, a água parada é o maior obstáculo no combate à doença: pratos de vasos e vasos, baldes, piscinas, além de garrafas podem se tornar criadouros e favorecerem a proliferação do mosquito, o que pode colaborar para o aumento do número de casos de dengue em Jundiaí.

Segundo o boletim epidemiológico mais recente disponibilizado pela Unidade de Gestão de Promoção de Saúde (UGPS) por meio da Unidade de Vigilância em Saúde Ambiental (VISAM) e da Vigilância Epidemiológica (VE), a cidade contabiliza 656 notificações para dengue, sendo 142 confirmados e, desses, 86 autóctones, ou seja, contraídos em Jundiaí. Outros 56 são importados de outras cidades ou estados.
Este ano, ao longo do mês de março, foram notificados 51 casos, o que representou um aumento em comparação a 2021, com registro de 32 casos no mesmo mês.

Segundo Ana Lúcia de Castro Silva, biomédica da VISAM, a dengue apresenta esses picos de casos, especialmente após a segunda quinzena de março, abril e maio, momento onde a circulação viral acontece em vários locais do Estado e do país.

Elimar garrafas, tampas, e qualquer objeto que possa acumular água nos quintais faz parte das ações de combate às arboviroses

Dentre os casos autóctones confirmados, 25 estão localizados no Anhangabaú. Ana Lúcia explica que essa concentração ser explicada devido a presença de diversos criadouros encontrados . “Nós fizemos trabalhos na região e encontramos vários focos do mosquito em ralos, piscinas, lonas plásticas, fonte ornamental, planta na água e pratos de vaso, nos imóveis com responsáveis. Infelizmente, o mosquito se infectou com o vírus e mais casos apareceram”, comenta a biomédica.

Prevenção no feriado

Por serem transmitidas por meio do mosquito Aedes aegypti, as arboviroses, como a dengue, trazem a necessidade de combate aos criadouros. Nesse contexto, a própria população precisa colaborar. Apesar de Jundiaí não apresentar previsão de chuva para o feriado de quinta-feira, ou para os demais dias, segundo o Climatempo, a população pode aproveitar o período para fazer a eliminação de possíveis criadouros.

Portanto, Ana Lúcia ressalta que, antes de sair para uma viagem no feriado, é muito importante fazer uma vistoria completa no imóvel. “Muitas pessoas deixam um prato com água nos vasos, para a planta não ficar seca, tornando-se um criadouro”, pontua. “Cuidado também com ralos sem saída adequada, bebedouro de animais, garrafas, e inservíveis em geral. O descarte correto elimina os riscos para as famílias”, completa a biomédica.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/04/20/combate-aos-criadouros-de-aedes-aegypti-em-jundiai-deve-continuar-no-feriado/